Header Ads

Seo Services

[Comentário] A era de ouro das franquias mais icônicas de Sci-Fi estão entre nós!!!

 



Bom dia a todos.

Como é bom ser Trekker e Fã da Força atualmente.

Após o final da segunda temporada de Star Trek Picard, e a ascensão do primeiro episódio de Star Trek: Strange New Worlds, e às vésperas da série Star Wars: Obi-Wan Kenobi e o anúncio ontem do início das gravações da série de Ahsoka, me sinto feliz em estar vivo nessa era.

Estas franquias são, talvez, as maiores e mais antigas existentes, não desmerecendo Doctor Who, que tem uma base de fãs bem respeitáveis em números, mas tanto Star Wars quanto Star Trek são muito mais abundantes.

O universo das duas franquias expandiu-se muito desde quando foram lançadas, Star Trek nos anos 60 e Star Wars nos anos 70, e hoje podemos dizer que quase é um universo palpável para os fãs, e a alegria dos seus criadores.

O momento atual, que tem franquias de muito sucesso como Game of Thrones, Harry Potter, Senhor dos Anéis, Marvel, DC (entre idas e vindas, funcionou, não critiquemos!!) e outros, era naturalmente o cenário perfeito para essas franquias ressurgissem com força máxima.

Mas tentarei explicar os interessantes caminhos que cada franquia seguiu para se tornarem o que são agora, mas teremos de falar rapidamente da franquia que revolucionou os meios para Star Wars e Star Trek serem o que são hoje.

Nada disso daria certo se, em 2002, a minissérie e posterior série de 4 temporadas de Battlestar Galactica, que introduziu uma trama complexa e efeitos visuais inovadores para a época, que gerou filhotes, como as webseries entre temporadas e séries derivadas, como Caprica e alguns filmes, e que gerou uma mobilização enorme da base de fãs da época, adormecidos desde o início dos anos 80.

Esse foi o passo inicial.

Mas falemos de Star Wars...

Após as críticas dos filmes Episódios 8 e 9, muitos temiam que a franquia fosse pra vala, porém das ruínas do Episódio final da saga Skywalker, a Força se fez presente, e foi lançada a série que expandiu com poder avassalador o universo Star Wars: The Mandalorian!! Um destemido caçador de recompensas misterioso trajando uma orgulhosa e reluzente armadura, com seu parceiro/filho/protetor Baby Yoda, em busca das origens da própria filosofia da franquia e, tamanho foi o sucesso, que sob a batuta de David Filloni e John Fraveau, fãs apaixonados do universo Star Wars, alimentaram a imaginação dos fãs, nós dando live-actions como "O Livro de Boba Fett", e as futuras séries Ahsoka, que já está em produção, Andor, prequel de Rogue One, e Obi-Wan Kenobi, que estreará em alguns dias. E isso fora as animações Clone Wars, Rebels e Resistência já lançadas há tempos. Isso revitalizou e salvou o universo, que voltou a expandir-se, agora focando em eventos pré saga Skywalker, com a saga da Alta República em livros e HQs, e com animações como Star Wars Visions e a futura série O(A) Acólito(a). E deve vir mais ainda.

Mas e Star Trek? O caso dessa franquia é bem curioso.

Após o fim da série Enterprise, por muito tempo a franquia existia em livros, HQs e webseries ou webfilmes feitos por fãs, que mantinham a franquia ainda viva para os fãs, mas houve uma guinada interessante há 5 anos mais ou menos. Um fã filme fez muito sucesso, que seria um prequel de um filme maior, que contaria a história da Guerra Klingon-Federação, que seria chamada "Star Trek - Axanar", que arrecadou um milhão em doações para o projeto ser concluído. Mas a CBS, alegando que tinha algo semelhante para lançar, entrou com ação na justiça.

Não entrando em detalhes, houve um acordo, e tanto a empresa do fã quanto a CBS concordaram que o fã filme seria uma minissérie com menos de 40 minutos, e a CBS ficou livre para lançar a sua série: Star Trek Discovery!!

Eu sou talvez um dos mais ferrenhos defensores da série, pois ela abriu caminhos e expandiu ainda mais a mitologia Trekker. Com qualidade muito acima da média na produção, ganhou prêmios e nos deu os seus spinoffs Lower Decks e Prodigy, maravilhosas animações, e a recente Strange New Worlds, com as aventuras dos antecessores de Kirk no comando da lendária Enterprise. E vem mais ainda por aí, como a terceira e última temporada de Picard, e outros projetos a caminho.

Ufa, terminei. Espero que gostem.

Que a Força Viva Longa e Próspera para estas franquias.

Nenhum comentário