Header Ads

Seo Services

Review - Doutor Estranho No Multiverso da Loucura

 



Fala gente boa!

Confesso que esta foi a primeira vez em que um filme mesmo tendo vazado seu roteiro e o próprio filme vazado cerca de 3 dias antes ele não estraga (tanto) pela experiência visual/sensorial que nos traz.

Eu achei o primeiro filme ok, confesso que (como muitos) nunca consegui engrenar fases longas no personagem seja pela escassez de material em tempos mais antigos ou até mesmo pelas escolhas duvidosas dos poucos materiais que chegavam até nós.

O personagem meio que foi a mola condutora dos Novos Vingadores em seu segundo volume (segunda coleção) repare, mesmo tendo perdido seu posto de mago supremo da Terra.


Esse personagem pra muitos de nós sempre nos dava a sensação de "peso pesado da gaveta", você sabia que era forte, que era um personagem legal mas ele só brilhava pra mostrar que a história DOS OUTROS era importante. (Em Desafio Infinito. O Surfista cai na janela dele e diz que Thanos estava chegando).

Estava de mente aberta em relação filme, e: A MARVEL AJUDOU A CRIAR HYPES SIM.

Se você nomeia um filme com "Multiverso da Loucura", sendo um universo integrado, na série do Loki o Multiverso se expandiu de vez, em Homem Aranha recente tivemos travessias entre mundos. Até mesmo fora dito (pela imprensa) que Wandavision, Homem Aranha e Dr Estranho eram uma trilogia.

EU NÃO ME ESQUECI DISSO. Mas parece que a marvel sim.

Acredito que spoiler aqui já seja um obstáculo ultrapassado. 

Falemos do filme:

Se levarmos em conta os "paisanos" (ou "civis" ou "pedestres", as pessoas que não consomem tanto material geek quanto nós) esse filme tem um fator "diversão alto". Ele não deixa a peteca cair e cada ato mesmo nos momentos de descanso são apenas degraus pra próxima emoção.

Acredito que esse filme pela firmeza do diretor e por seguir (á sua maneira) a fórmula Marvel, ele lembra de certa forma aqueles filmes dos anos 80 com suas pirotecnias. 

Tipo você não vai perguntar pq o Lopan em "Aventureiros do Bairro Proibido" alimenta um pé grande no subterrâneo do seu prédio entende?

O filme se sustenta por ter seus pés no horror. Por ousar em suas cenas de batalhas, é o filme mais violento até aqui (!) isso pq nem chegamos em Blade e Motoqueiro Fantasma ainda.

Posso dizer que com o CGI de hoje e com a bagagem que a Marvel tem, um filme dos personagens "filhos da Meia noite" (Motoqueiro e cia ) sairão de forma decente (é só querer.)

Muita gente parece ter criado uma birra (desnecessária) em cima desse filme (é apenas um filme) por causa de certas questões ideológicas que SIM, ELAS ESTÃO LÁ.

Mas tipo é o "pedágio ideológico", piscou perdeu, igual o "beijo" em Star Wars (não lembro qual) na última fileira da última cena do filme e igual certas coisas em eternos. É tão sucinto que não chega a atrapalhar o filme entende?

América Chavez tem um broche de movimentos identitários, tem duas mães (ok também, muita gente tem duas mães por N situações), o que quero dizer é que nada disso atrapalha a história entende?

Falaram que Doutor Estranho parece o coadjuvante no próprio filme, cara, assista de novo e de novo. Se necessário conte os minutos onde ele aparece, simples. Ele é o cara no filme.

O filme é uma caçada do começo ao fim e não fica de firula em "esconder o jogo", logo nos primeiros momentos já sabemos quem é a vilã (Oi Wanda) e o que ela quer. Ponto.


Falemos de Wanda e de Elisabeth Olsen, cara, ela é uma bruxa, ponto. Você não pode reclamar de "caras e bocas" de uma feiticeira! uma vilã!, você realmente embarca que ela é doida.

Apesar de eu não ter bagagem suficiente de ter lido o Doutor Estranho, eu li Vingadores o suficiente e sei que Wanda no Quadrinho é daquele jeito pra mais!


A maioria que achou Over a Wanda ou se revoltou por ela ter "mudado de lado" simplesmente pulava as HQs dos "Vingadores da Costa Oeste", simples assim. Não leram nem "A queda" ou até mesmo "Dinastia M" ou "Vingadores vs X men", ou "Fabulosos Vingadores".


Continuando: America é uma adolescente e se comporta como uma e (graças ao Vishanti) ela NÃO É UMA SUPERGÊNIA ou irritante! Você gosta dela em cena e acredita nela, você fica com vontade de saber mais sobre ela. 

Um cuidado que devemos ter com o filme é: cada filme tem suas lógicas próprias (lembrem que estamos lidando com conceitos relativamente novos aqui, como magia e multiverso) então não há como ficar confrontando com filmes anteriores ao pé da letra. Entenda como uma dica, absorva esse filme, ponto.

Interessante como Raimi conseguiu colocar sua própria identidade no filme, sendo auto referente certas vezes e com suas cenas homenageando outros clássicos do horror e outros autores, cada cena de Wanda merecia uma discussão por si só.

Ela sangrando, mancando, possuída, nas sombras, cara tem uma hora que ela sai do espelho igual a Samara do Chamado ou até mesmo Pennywise (o "palhaço IT" haha).

Trilha Sonora: amigos, a trilha aqui auxilia o clima com perfeição, não é muleta criativa, até mesmo temos uma "batalha musical" no filme!, o que aumenta ainda mais a sensação de sinergia.


Lembrando que: mesmo eu tendo ido de "cabeça aberta" E não "questionando com força" algumas coisas ainda ficam na minha mente: por exemplo o Wong.

Qual a utilidade dele? Mago Supremo é tipo uma "estrela de Xerife"? Como que Doutor Estranho sendo mais abaixo na hierarquia faz mais coisas que o próprio Mago Supremo (que supostamente teria grau de poder maior)??????

Doutor Estranho consegue (sem ser Mago Supremo) derrotar uma variante maligna sua que já possuía o Darkhold (livro dos pecados. uma espécie de "Manopla do Infinito" pros mágicos) E parece estar pleno o tempo todo (tipo, não precisa de ajuda e se precisa não liga. mérito da interpretação do ator).

Esse filme possui muitos momentos "piscou perdeu" (principalmente quando no momento das travessias de universos) e foi grandioso em sua proposta, mesmo que sendo "desonesto" em seu escopo que parecia ser ainda maior. 

Falemos dos Illuminatti: Lembremos de uma coisa: nem a Marvel nem a DC curtem caras poderosos demais, eles são os chamados "mata plots" (difíceis de escrever) tais como Flash ou a própria Capitã Marvel. 

A Marvel quando os incluiu na trama, sabia disso mas fez quase o que fizeram com Venom em Homem Aranha "No way home", colocou no campo só pra eliminar no instante seguinte!

Não tiveram todo o cuidado necessário pro planejamento da batalha específica com eles. O maior grupo do mundo tendo atitudes "juninhas"? (O Richards falar seu trunfo, O Mordo ficar de fora, não atacarem em conjunto, Raio Negro não chegar gritando, Capitã Marvel não ficar etérea ou invisível.)

Ok que pelo service, termos esses personagens são chamariz pro filme, mas meu receio é que: eles mexeram num assunto tão amplo, mexeram num vespeiro tão grande, pra nos filmes isso ser esquecido ou desconsiderado.

Caramba, será que nenhum mutante virá do universo 838 caçar a Wanda? A introdução tanto dos X men quanto do Quarteto (na figura de seus líderes) foi um mero chamariz?

A marvel nem mesmo usou as contrapartes de What if (que daria ainda uma maior sensação de unidade pro produto) e deixou/induziu os fãs a pensarem coisas que não estariam lá. (a Capitã Carter não é a mesma de What If e nem o Dr Estranho Zumbi também não era?).

Covardia, ou falta de planejamento? Como 4 produtos abordando a mesma coisa (Homem Aranha, Loki What If e Doutor estranho II) não conversarem entre si?

Esse filme é muito bom. Ótimo, mas se ficarmos pensando (em relação ao todo) começam a aparecer as rachaduras entende?

A marvel com essa mania de "enxugar/simplificar" acaba se limitando, tipo a chance de vermos uma Jean ou Hope Summers praticamente desaparecem entende?

Ou mesmo termos vilões como Mefisto, Pesadelo ou Dr Destino, sendo que muitas possibilidades criativas e visuais foram criadas aqui percebe?

Fico feliz de ter conseguido curtir um filme do universo mágico (que confesso não é minha praia) mas fico preocupado por esse filme ser lá adiante um "filho único" (tomara que Raimi volte pro III).

Vale lembrar que desde Ultimato que a Marvel não fazia um filme realmente "Pra cinema" de verdade (Aranha só presta o terceiro ato, desculpa). Enquanto Viúva, Eternos e Shang Chi foram só groselha com purpirina e chantily.

Essa resenha é mais um contraponto a tantos post ora engraçados ora absurdos nas redes sociais.



Nenhum comentário