Header Ads

Seo Services

Kamino e Kaminar – Homenagem de Star Trek ao planeta natal dos clones de Star Wars??

 


Boa tarde a todos.

Acho estranho não ter percebido isso, ou alguém nunca ter reparado...

Como todos sabem, há uma disputa, pelo menos por parte de alguns fãs, de uma questão chave: qual a melhor franquia pop, Star Trek ou Star Wars? Gerou até filme esse impasse, com participação de Willian Shatner (muito bem humorada, até!!). Até hoje, parte do fandom das duas se alfinetam constantemente.


Mas a verdade é que Star Wars veio depois de Star Trek, e nota-se que às vezes uma homenageia a outra sutilmente.

Esse é o caso agora.

Para os fãs de “Star Trek Discovery” (Ou Disco, como alguns chamam, rsrsrs), o planeta natal do agora capitão Saru, um Kelpiano muito inteligente, elegante e gentil, mas com fibra forte em momentos decisivos, nasceu em Kaminar, um planeta na época da estreia e até a segunda temporada, não alinhado à Federação, e seus habitantes, no caso os Kelpianos são indivíduos de estatura elevada e de grande elegância.

Curiosamente, guardadas as devidas proporções, Kaminar lembra um outro planeta, agora do universo de Star Wars, chamado Kamino. Kamino ganhou destaque por ser onde os Kaminoanos desenvolveram uma tecnologia de clonagem tão fantástica que foi onde os clone troopers foram criados, e importantes para as Guerras Clônicas.

Os Kaminoanos são mais altos que os Kelpianos, mas são muito elegantes, discretos e gentis, porém sempre ocultando bem seus segredos. Esguios como os Kelpianos, após as guerras e a ascensão do Império, as instalações de clonagem do planeta foram fechadas.

Há outras coisas que os dois planetas de franquias diferentes tem em comum:

- Relativamente desconhecidos: Kaminar só foi explorada por ajuda de um jovem Saru, que aprendeu a usar uma tecnologia da raça hostil conhecida por Ba’uls, que controlavam o planeta e o povo kelpiano, e foi captada por uma nave estelar com uma jovem tenente chamada Georgiou, que futuramente seria sua capitã no futuro. Kamino foi deliberadamente retirada dos mapas estelares por manobra de aliados do “Lado Sombrio” com objetivo de criar um exercito de proteção da República – na verdade, manipulações de Palpantina, futuro imperador, que só foi descoberto por Obi-Wan Kenobi em uma investigação sobre um atentado contra a senadora Amidala comandada por Jango Fett, base para os clones e “pai” de Boba Fett.

- Cidade oculta no fundo do lago dos Ba’uls é levemente similar as instalações das cidades dos kaminoanos no meio de um mar revolto – Kamino é essencialmente um planeta aquático.

Bem, se foi coincidência, ela sem sombra de dúvidas é muito legal, e mostra o quanto uma pode ser homenageada por outra, sem os problemas que alguns haters tentam inventar.

E tenho dito.

Como deve ser.

Nenhum comentário