Header Ads

Seo Services

Retorna "ARQUIVO X" e... "Eu quero acreditar"

No último dia 03 voltou a televisão a cultuada série “Arquivo X” para sua 11ª temporada. E vem com algumas novidades:

1) vem com uma revelação que se pretende bombástica no final do episódio, mas que particularmente achei que ficou com um “ar” de novela mexicana;

2) vem com a pior audiência histórica do seriado (pouco mais de 5.3 milhões), o que prova que a 10ª temporada realmente não agradou aos fãs (eu inclusive);

3) vem com o anúncio de ser a última temporada e com final definitivo. Gillian declarou que não está mais disposta a repetir o papel;

Embora muitos hoje possam ‘torcer o nariz’ para a série, não se pode negar que ela foi um ‘divisor de águas’ e que influenciou a dezenas de outras que vieram depois.

Talvez o que tenha decidido o fim da série, possa ter sido o desejo de Chris Carter (o criador) de transporta-la para o cinema. Já estávamos na sexta temporada quando Carter conseguiu realizar seu sonho.

Em 1998 foi lançado “Arquivo X, o filme” que tinha um duplo desafio pela frente: agradar aos fãs da série e fazê-los ir ao cinema; e atrair um novo público que talvez não acompanhasse a série. Para conseguir isto o filme foi produzido como se fosse um episódio duplo da série. Prova disto é que, bem no meio Mulder leva aparentemente um tiro na cabeça, faltou apenas aparecer “To be continue…”.

Sindicato dos Velhos

Mas o filme do cinema fez mais do que isto! Ele começou com a ‘desconstrução’ da mitologia central da série, construída durante anos. No cinema o ‘sindicato dos velhos’ (importantíssimo na série) foi dizimado. A partir de então a série começou a desconstruir mais coisas, sendo a pior delas mudar o que aconteceu com a irmã de Mulder.  A principal motivação do agente para investigar os ‘Arquivos X’, era tentar localizar ou saber o que houve com sua irmã, que ele achava ter sido abduzida por aliens.

 

Mas os roteiristas acabaram com isto, fazendo com que se descobrisse que na verdade ela havia sido raptada por um homem que a criou num bairro próximo ao do próprio Mulder! Isto acabou por mudar o personagem, fazendo com que ele antes crédulo, agora se tornasse um cético. O que pode ser visto até agora na nova temporada.

Com as alterações realizadas a série acabou caindo no ‘lugar comum’ de diversas outras, o ‘monstro-da-semana’ ou o ‘assassino-da-semana’. O resultado não poderia ser outro e a série acabou sendo cancelada, pelo menos até a FOX ficar sem opções e resolver reinvestir no que já estava consagrado. Mas como dissemos a 10ª temporada foi uma decepção para os fãs, e isto acabou se refletindo no resultado da audiência do retorno para a 11ª.

Canceroso, o ‘mastermind”

Para atrair (de volta) os velhos fãs, Chris Carter resolveu transformar o personagem cujo apelido era “Canceroso” num tipo de “mastermind”, o verdadeiro arquiteto de um plano mortal e que já foi utilizado em vários outros seriados. Com uma variedade de flashbacks, ficamos sabendo que o Canceroso enganou não só os agentes, o próprio FBI, a nação americana, mas também o mundo todo! Afim de mostrar quão ardiloso e diabólico ele é, mostrou-se num destes flashbacks que uma das teorias de conspiração mais antigas é de fato verdade: o homem não pisou na Lua. Foi tudo filmado na Terra e exibido como se estivesse ocorrendo ao vivo. E quem estava por trás? Exato! O Canceroso!

Creio que dificilmente esta mitologia central vá de fato ‘colar’. Não há como acreditarmos que um homem sozinho tivesse poder ou pudesse arquitetar um plano de tal magnitude e com o objetivo final pretendido.

O que resta a nós fãs, é torcermos para que os episódios da temporada possam nos trazer de volta os melhores momentos da série. Talvez Carter realmente tenha boas idéias para terminar algo que marcou a vida de tantas pessoas ao redor do mundo. Por isto no titulo consta o “Eu Quero Acreditar”.

Quero acreditar que é possivel se dar um bom final a uma série que foi tão surpreendente e que acabou por marcar seu próprio criador, que jamais conseguiu superar ou pelo menos igualar,  seu próprio feito…

Nenhum comentário