Header Ads

Seo Services

Birdman, por que Birdman?! -- Douglas Joker

Acho que muitas pessoas, assim como eu, quando viram que ia sair um filme do Birdman pensaram que seria uma adaptação do Homem-Pássaro, do Cartoon Network!

Mas não tinha nada a ver! Esse era o Birdman!

Um filme com um super-elenco, incluindo Michael Keaton, Edward Norton e Emma Stone! E esse é o trailer do Birdman (ou A Inesperada Virtude da Ignorância):


OBS.: Caso você ainda não tenha assistido, o trailer faz parte da minha análise.

Aparenta ser um filme bem interessante, e sendo indicado à tantas premiações, eu fiquei bem ansioso pra assistir. Eu não achei o filme ruim, mas a estória parece não condizer com o trailer, isso quando ela não bate bem com o que ela mesma apresenta.


Eu e mais três amigos assistimos juntos, as impressões eram de decepção e caíam até um grande desprezo pelo filme. Eu fiquei com a decepção. Além do trailer, desde o início o filme já cativou a minha atenção, o Texto é MUITO BOM! E só fica melhor com aquela voz grave, de quem se acha foda 24 horas por dia, da consciência do Birdman.

"Como viemos parar aqui?

Esse lugar é horrível.

Ele tem cheiro de saco!"

E outro ponto fascinante é a câmera que quase que não corta o filme inteiro, simplesmente se movimentando de um lado pro outro acompanhando os acontecimentos que se passam todos no mesmo local, o teatro da Broadway e alguns estabelecimentos próximos. Mas o roteiro é muito estranho, ou melhor, decepcionante. O problema é ele levantar questões interessantíssimas, que não tem sido discutidas tanto em outros lugares, mas simplesmente ignorá-las depois. Aí eu fui colecionando várias expectativas vazias até o filme terminar.

1-A Era dos Super-Heróis


Logo no início do filme passa uma notícia na televisão relacionada ao Robert Downey Jr. e esses filmes dos Vingadores. O título do filme é "Birdman" e a consciência do personagem falando na cabeça do ator constantemente, chega a lembrar muito o que acontece com Bruce Wayne na HQ "O Cavaleiro das Trevas". O filme todo dá a impressão que o homem frustrado, ultrapassado e sofrendo uma forte crise existencial vai tentar retornar ao papel que marcou sua carreira no passado, um filme de herói chamado "Birdman".


Isso também parece brincar com a carreira do próprio Michael Keaton, que polemicamente fez o Batman nos Anos 80, naqueles filmes charmosos do Tim Burton, com Jack Nicholson, Denny Devito e Michelle Pfeiffer. Nós inegavelmente estamos no meio da Era dos Super-Heróis no cinema. Após filmes de sucesso do Batman, Homem-Aranha, X-Men e Superman, estúdios deram sinal verde de emplacar dezenas de produções de uma vez nos próximos anos. Como o Rock and Roll, não adianta brigar contra eles, se tornaram grandes demais e muita gente até começou a pagar que gosta.

"Como viemos parar aqui, Tony? Esse lugar é horrível."
"O Mandarim tem cheiro de saco!"
Tudo indicava que seria um filme muito inteligente olhando um outro lado dos tão badalados filmes de heróis. Tem um monte de filmes que mostram o outro lado dos musicais, da era do cinema mudo, das apresentações de bandas, esse parecia ser um que ia parar de tentar fingir que a era dos heróis é só uma modinha e interpretar toda essa febre... Mas tinha nada a ver. Foi só uma impressão errada. O problema é o filme não apresentar algo mais interessante e.e

2-O Retorno de Birdman


"Vamos mostrar pra eles do que somos capazes. É assim que se faz, seu filho da puta!"

Como já disse, o ponto mais legal do filme é o Texto, que se supera principalmente com as falas no consciente do personagem. Há uma porrada de cenas assim e são tranquilamente as mais interessantes e diferenciadas. Maaaaaaaaaaaas, elas não se desenvolvem em momento algum, não no significado. Há o momento que ele sai de táxi tendo alucinações, mas a ideia não se conclui. A impressão que dá no trailer e no próprio filme é de que em algum momento ele vai desistir de fazer algo novo e voltar a viver seu antigo personagem Birdman, que é o que já tem rolado há anos com diversos atores como Sylvester Stallone, Harrison Ford, Jim Carrey, Arnold Schwarzenegger e agora Mark Hamill e toda sua turma.




Meu, pra mim o PRINCIPAL era que o filme ia mostrar o lado desses atores que voltam a papeis antigos, no caso, um que não conseguia fazer nada de novo que fosse relevante. Mas... não. Ele não volta.

3-Onde está Edward Norton?!

Ninguém tem medo de você mais, você não é mais o Hulk
"Tá vendo aquela velha com cara de quem lambeu a bunda de um mendigo?"

Birdman (ou A Inesperada Virtude da Ignorância) tem um ótimo elenco. E cada personagem apresenta seus próprios pontos de vista, cada um desesperado à sua própria maneira, com necessidades dramáticas diferentes; mas crise existencial parecia se aplicar a todos. Porém, é o mesmo problema dos outros pontos que eu mencionei. O Edward Norton, por exemplo, é um ótimo ator, ele chama a atenção em várias cenas, mas a partir de um ponto...


ELE NÃO APARECE MAIS!!!


Tipo... O que aconteceu?! Vocês simplesmente não vão falar mais dele? Aí tudo que o personagem propõe pelo ponto de vista dele some de forma inacabada. Tudo o que você sabe é que ele deu uma trepada com a Emma Stone, e por mais que isso deva ser bom, acho que as filosofias de ninguém se concluem após uma trepada com a Emma Stone (é aquilo, você não tem um PlayStation 4... mas pode imaginar). Falando na loirinha, ela domina o próximo ponto.

4-Pai e filha
"Só eu acho que esse lugar tem cheiro de saco?!"
No final ela ainda fica meio resolvida com o pai, mas antes tem um diálogo muito bom em que ela se revolta e levanta vários pontos interessantes quanto ao embate das gerações, e meio que eles não voltam nesse ponto, e eu vou parar de mencionar isso, porque é praticamente o que se reflete durante o filme todo. A relação entre pai e filhA com ambos no mundo adulto não é lá o tema mais explorado de todos os tempos, então aquela cena da discussão foi bem única. Mas, resumindo... ESSE-FILME-NÃO-DÁ-CONTINUIDADE-ÀS-CONVERSAÇÕES-!-!-!!!!!! Por exemplo, no filme "O Cavaleiro das Trevas" há o antológico diálogo/interrogatório entre o herói e o vilão, ambos colocam as cartas na mesa e deixam claro porque tem que ser inimigos.

Mas no final, depois da luta, eles falam sobre o que acreditam de novo, e no final o Batman fala com o Gordon e eles discutem que o Coringa venceu porque ele estava certo, eles vão desenvolvendo a ideia. O Birdman só deixa um monte de pontos soltos. É claro que é um filme diferente dos outros, mas como já disse, só fui coletando expectativas vazias.

5-Não pense que eu não entendi o filme, amiguinho


Birdman (ou A Inesperada Virtude da Ignorância) se trata justamente dos vazios da vida, mas me decepciona um filme que levanta tantas questões interessantes, ignorar a maior parte delas no seu decorrer. E o humor negro não chega a ser bom o suficiente pro filme ser uma grande comédia. E não se engane, "O Grande Lebowski" é um dos meus filmes preferidos e ele se trata justamente de uma estória sobre nada. Mas do Grande Lebowski você já espera nada, do Birdman não, então acabou sendo muito decepcionante, em um ponto bem precoce que o filme já começa a entediar.

É um filme sobre O Vazio, mas eu particularmente achei vazio demais. A vida das pessoas podem ser vazias e o subconsciente delas muito mais atraente do que o que elas realmente vivem (que é o que o filme mostra), mas acho que dá pra escrever estórias melhores. Acabei me decepcionando justamente por ter gostado, olha que viagem. O Existencialismo é meu gênero artístico favorito (Watchmen, Black Sabbath, Guia do Mochileiro das Galáxias), mas já vi ele sendo executado de formas mais compromissadas e estremecedoras. Bem, eu notei que dividiu opiniões, porque já achei outras críticas negativas como a minha mesmo com toda a ovação que o filme tá recebendo. A vida continua. Mas se Birdman ganhar o Oscar eu pulo da janela que nem SPOILER#SPOILER o cara faz no final do filme FIM#DO#SPOILER.

Nenhum comentário