Header Ads

Seo Services

[Opinião] John Wick e Tyler Rake - "John Wick" e "O Resgate" são filmes que, apesar de estúdios diferentes, são do mesmo universo narrativo? E que representa as visões peculiares deles para o nosso mundo real??

 

Olá a todos.

Ontem assisti o quarto filme da espetacular franquia de Keanu Reeves, "John Wick 4 - Baba Yaga", e para variar, fiquei extasiado com a ação frenética e reviravoltas na vida do ex-assassino, que quer sair do controle da misteriosa Cúpula, que aparenta ser uma organização que, a medida que a franquia crescia, mostrava o quanto ela era poderosa e influente, a ponto de não vermos em quase nenhum momento o poder normal - governo, forças policiais ou outros orgãos publicos/governamentais aparecerem.

Em breve, nos streamings irá estrear a segunda parte do inesperado e bem sucedido filme de ação do ator Chris Hemsworth, "Extration",  ou como ficou conhecido aqui em terras brasilis, "Resgate". A história é centrada no personagem Tyler Rake, um mercenário de elite que passa por traumas devido a morte de seu filho e a separação de sua esposa, e participa de um resgate audacioso em uma área extremamente selvagem.

O que me chama a atenção nesses dois filmes é que eles tem alguma semelhança no quesito controle. Se em JW descobrimos que a Cúpula é a organização suprema que controla todo o submundo no mundo todo, a organização a qual Rake trabalha também parece ser muito poderosa, a ponto de não vermos nenhuma referência à orgãos ou poderes públcos no filme. 

Isso é curioso.

Poderiam estes dois filmes/franquias, apesar de de diferentes estúdios/produtoras diferentes, conviverem no mesmo universo ficcional?

O contexto onde ocorrem a narrativa de ambas as visões, me parece mostrar que o poder que normalmente conhecemos não funciona nos níveis mais baixos da sociedade, onde o crime é de certa forma o poder reinante, a ponto de o governo formal simplesmente ignorar suas ações, e outros poderes como a imprensa, as redes sociais  nem tocarem no assunto.

E respondendo à minha teoria, baseada nos fatos ditos acima, se estariam no mesmo universo ficcional? Sim, acho. Eles tem mais semelhanças do que diferenças, principalmente na forma que suas Organizações atuam. 

São muito semelhantes, apesar de na franquia do John Wick ela é mais bem explorada, mas quem sabe, no proximo filme do Tyler Rake isso possa ser explorado.

Mas, se minha teoria for correta, é possível um confronto entre Os dois?


John Wick Vs Tyler Reke - Um confronto que vai abalar esses universos, com certeza.

Essa é a Matrix que eu amo.

E tenho dito.

Como deve ser.

Nenhum comentário