Header Ads

Seo Services

CRITICA: "A MULHER NA JANELA" - MAIS UM SUSPENSE 'ESQUECÍVEL' DA NETFLIX!!!



NETFLIX  mais uma vez investe em uma adaptação de livros, Desta vez do   'aclamado autor A. J. Finn': "A MULHER NA JANELA". Durante um bom tempo criou grande expectativa ao redor do filme, colocando como protagonista a atriz AMY ADAMS. Lançamento feito, apresentamos nossa opinião, porém com base apenas no filme, sem comparações com o livro  ....


Este é um daqueles lançamentos da NETFLIX que vem antecipado por intensa campanha de divulgação. Apresentaram-se teaser trailers, primeiro trailer, trailer final, etc. Mas, confesso que o trailer definitivo já deixa uma sensação de que o filme não corresponderá as expectativas levantadas...


Li alguns comentários de pessoas que leram ou estão lendo o livro, que trata-se de um bom livro e que até estranham as opiniões negativas sobre o filme baseado nele. Não li o livro, não posso afirmar o que foi mudado ou se alguma coisa foi mudada, mas tenho de concordar com as criticas feitas. 


O filme, em seu inicio lembra e muito (parecendo ser na realidade uma nova versão) o filme "A JANELA INDISCRETA", do mestre ALFRED HITCHCOOK porém desprovido de seu charme... e suspense. 


"A Mulher na Janela" gira em torno da psicóloga infantil Anna Fox (Amy Adams), que sofre de um distúrbio de agorafobia cuja causa só nos é explicada na parte final do filme. Como em "A Janela Indiscreta", a personagem principal gasta seu tempo olhando o que se passa na vida dos vizinhos.


A Dra. Anna alega que é casada e que esta separada do marido, que mantem em sua guarda a filha dos dois. Como é bastante comum nos EUA, Anna alugou o porão de sua casa para um inquilino, David Winter (Wyatt Russel, o ex-novo Capitão América agora Agente Americano).




Para que a história aconteça, muda-se para a casa da frente a família Russel, composta pelo pai Alistair (Gary Oldman), Jane (Jennifer Jason Leigh, que não reconheci) e o adolescente Ethan (Fred Hechinger). Claro que Anna começa imediatamente a vigiar os novos moradores.  




Vivendo a vida dos outros, Anna acaba concluindo que Alistair é um homem violento que abusa fisicamente da esposa e do filho. Isto porque ela tem contato com Ethan e com uma suposta Jane (Julianne Moore, que infelizmente repete o mesmo papel de desequilibrada de sempre). 




Sempre desconfiada de Alistair, Anna vigia constantemente a casa até que um dia ela ve Jane (a suposta) sendo assassinada...Como isto acontece no meio do filme, não é difícil para ninguém saber o que acontece. Ela chama a policia e acaba sendo taxada de louca, pois a suposta vitima esta bem ali na sua frente! Sendo que não é a mesma pessoa que conheceu! 


(Juro que não reconheci Jennifer Jason Leigh)




Faltou dizer que Anna sofre de um trauma que custamos a descobrir o que é (somente depois do meio do filme é que temos a 'revelação bombástica')! Assim, ele bebe o tempo todo, além de consumir inúmeros comprimidos contra ansiedade, depressão, melancolia e sabe-se mais o que! Ou seja: isto faz com que sua credibilidade seja zero! 


O maior problema do filme é ser absolutamente confuso, como o diretor quis manter para a parte final todas as revelações, o estado mental de Anna em vez de provocar empatia, acaba irritando o expectador. Além disto algumas coisas são absolutamente previsíveis! 


Durante a década de 80 e 90, uma das características de filmes que traziam assassinatos era jogar a desconfiança de quem assistia em personagens propositalmente dúbios. O assassino era geralmente aquele que menos aparecia (ou o que dava apoio a vitima ou a pessoa injustamente acusada).


O diretor Joe Wright preferiu seguir este caminho, enquanto se assiste o filme, ele faz com que as reações de Alistair (Oldman) e David (Russel) se tornem  extremas e sem  a menor explicação. Do meio do filme para lá, é a hora das revelações: temos o assassinato (ou não?); temos os policiais duvidando de Anna  e revelando a origem de seu trauma; a descoberta de que a Jane assassinada não era a Jane, esposa de Alistair; revelações sobre o passado de David...




Na parte final, há finalmente o conflito entre Anna e o assassino. Mas nada, nem as revelações nem o confronto, causa alguma reação mais forte no telespectador. É tudo muito frio e sem algo verdadeiramente surpreendente. A explicação das motivações são ainda mais vazias do que o filme em si! 


Claro, que muitos irão gostar do filme. Nem vou me surpreender se o filme estiver no "Top 10" dos mais assistidos e em primeiro lugar!! Porém, todo aquele que for um pouco mais exigente em matéria de enredo, não terá a mesma opinião. Não verá o filme como um bom exemplar de suspense ou mesmo drama...E se o filme chegar ao primeiro lugar dos mais procurados, provará mais uma vez que a lista da NETFLIX não reflete a verdade ou a qualidade do que apresenta. 








Nenhum comentário