Header Ads

Seo Services

...E O VENTO LEVOU! POLÊMICO MAS LUCRATIVO! UM PARADOXO MODERNO?


E O VENTO LEVOU (do original "Gone with the Wind") é o maravilhoso clássico de 1939, premiado com oito (8) estatuetas no Oscar. E atualmente, está arrebentando nas  vendas e ocupando a quinta posição entre os seis melhores títulos de filmes mais vendidos na Amazon.com.



E toda essa elevação não é aleatória: a HBO Max retirou temporariamente o filme estrelado por Vivien Leigh e Clark Gable de sua grade  devido ao seu suposto conteúdo racista (Mas, a plataforma de streaming o incluirá novamente em seu catálogo precedido por um aviso que informará seu conteúdo e contexto histórico)
O Fato ocorre devido a crise nacional americana e suas repercussões globais geradas pela trágica morte de George Floyd, um cidadão negro de 46 anos que morreu depois de ter sido imobilizado de modo truculento por um policial branco que absurdamente pressionou seu pescoço por mais de nove minutos, mesmo quando este não respondia mais. 
O veto da HBO ascendeu a curiosidade de muitas pessoas que nunca tinham ouvido sequer falar da saga de Scarlett O'harra. Também fez com que muitos que nunca tinham se atentado a esse "detalhe" corressem para a Amazom.

...E O VENTO LEVOU!

O filme, baseado no romance homônimo de 1936 foi escrito pela norte-americana Margaret Mitchell e conta a história da mimada Scarlett O'Hara. Uma jovem  que sempre deve tudo o que quis. Sua unica frustração é não obter  o amor de Ashley Wilkes, um nobre sulista que deve se casar com a sua prima Melanie. Mas tudo muda bruscamente  quando a Guerra Civil americana explode e Scarlett precisa lutar para sobreviver e manter a fazenda da família.
As filmagens de …E o vento levou começaram no dia 1º de janeiro de 1939 e terminaram no dia 1º de julho do mesmo ano.


Como já mencionei, o longa  ganhou oito estatuetas do Oscar, incluindo melhor filme e diretor. E curiosamente, fez da atriz Hattie McDaniel a primeira mulher negra a receber um Oscar, na categoria de Melhor Atriz Coadjuvante.


CURIOSIDADES:

  • Apesar de ter sido premiado com oito (8) estatuetas, o filme teve 13 indicações. 
  • O filme recebeu os prêmios de:
  1.  melhor filme (David O. Selznick), 
  2. melhor diretor (Victor Fleming), 
  3. melhor atriz (Vivien Leigh), 
  4. melhor atriz coadjuvante (Hattie McDaniel), 
  5. melhor roteiro adaptado (Sidney Howard), 
  6. melhor direção de arte (Lyle R). Wheeler), 
  7. melhor fotografia (Ernest Haller e Ray Rennahan),
  8. melhor montagem (Hal C. Kern). 
  • A obra também levou dois prêmios especiais: Technical Achievement Award (Oscar científico ou técnico) e o Oscar honorário para William Cameron Menzies. 
  • O filme foi o primeiro a cores, com a tecnologia technicolor, a ganhar o Oscar de melhor filme. 
  • A produção custou pouco mais de US$ 5 milhões para a MGM e, quatro anos depois, sua renda nas bilheterias já superava os US$ 32 milhões. 
  • A primeira parte da história do filme mostra uma visão idealizada da sociedade branca do velho sul dos Estados Unidos. Os senhores de escravos são mostrados como protetores bondosos e a causa confederada como nobre defesa da terra natal e de um modo de vida. 
  • Na segunda parte do filme, após a derrota do Sul na Guerra Civil, aparecem os ex-escravos e os nortistas explorando os endividados fazendeiros sulistas.

Nenhum comentário