Header Ads

Seo Services

Bane: O Homem que Aleijou o Homem-Morcego



Nos anos 1990 , a DC Comics tomou uma decisão arriscada : Quebrar o Homem-Morcego e afastá-lo das suas publicações durante um ano . Na teoria pode parecer uma proposta interessante , porém , havia diversas variáveis a se considerar , sendo a principal a possibilidade de os leitores detestarem o plano - o que obrigaria a editora a jogar um ano de planejamento fora e reverter a proposta às pressas , ou amargar um ano de críticas e péssimas vendas .

Mudanças são sempre complicadas , por isso o evento ficou conhecido como "A queda do Morcego" foi executado com bastante cuidado . Em primeiro lugar , ficou decidido que um vilão seria criado exclusivamente para este intuito , ou seja , a honra de destruir o Batman não caberia ao pinguim , Coringa , ou a nenhum de seus mais conhecidos inimigos .

No início da década , o diretor veterano e mestre Denny O'neil , responsável por algumas das melhores do Morcego de todos os tempos, de a responsabilidade ao escritor Chuck Dixon de criar a origem do vilão Bane - Com a recomendação de que ele não deveria ser apenas uma montanha de músculos , mas um homem diabólico , raivoso , e extremamente inteligente , que se igualasse (ou até superasse) a Bruce Wayne em todos os aspectos .

Em parceria com o desenhista Graham Nolan e o arte-finalista brasileiro Eduardo barreto , Dixon criou a emblemático origem do personagem , publicada em 1993 no especial Batman: Vengeance of Bane (no Brasil , Super Power ,32 , da Abril) , alardeando que aquele seria o homem que iria quebrar o cavaleiro das trevas .

Bane não se limitou em apenas dar uma surra em Batman , mas deu início a um processo longo e tortuoso que minou de todas as formas possíveis e imagináveis . Seu oponente levou-o ao limite das suas habilidades físicas , tendo libertado todos os detentos do Asilo Arkham de uma só vez - o que , em longo prazo , acarretou em um profundo esgotamento nervoso do Batman . As técnicas de meditação do Batman aprendera com os monges budistas não funcionavam mais para colocá-lo em prumo . Ele dormia , mas não descansava. Seu emocional foi ficando gradativamente mais abalado , o foco foi perdido , e as inseguranças tomaram conta de sua abalada psique . Então , surge a figura portentosa de Bane para dar o golpe de misericórdia , Trincar a coluna de Bruce
 e deixá-lo agonizando pelo resto de sua patética vida !

A imagem se tornou uma das mais emblemáticas dos quadrinhos e foi retratada no terceiro filme de Batman : O Cavaleiro das Trevas Ressurge , do diretor Christopher Nolan . Infelizmente , desde sua primeira aparição , Bane foi esquecido e não voltou a ter sua aparição tão "FODA" , quanto foi sua estreia , nas mãos de artistas menos hábeis se tornou uma sombra dos outros vilões .

Bane retornou em Batman 6 , os novos 52 e voltou a revelar-se um oponente de peso na vida do Morcegão e também foi o protagonista da saga Forever Evil: Guerra do Arkham, sendo chamado por muitos de o "SUPERIOR BANE" em menção ao que aconteceu ao Doutor Octopus e Peter Parker na Marvel.






VIDA LONGA A BANE !


Nenhum comentário