Um dos grandes atrativos do iPad é a leitura de revistas. Muitas editoras estão lançando versões de seus bestsellers para a plataforma (Veja, Istoé, Auto Esporte, p. ex). Mas, infelizmente, o mercado editorial brasileiro quando se trata de HQ ainda é pequeno e isto pode inviabilizar lançamentos em português para o tablet.

Diante disto uma das saídas é recorrer aos leitores de arquivos em extensão .cbr. E, dentre as opções disponíveis, a melhor App é o ComicZeal. O programa é muito completo e rápido (já testei apps que engasgavam ao mudar a página, o que retira muito o encanto da leitura).

Você pode transferir seus arquivos (.cbr, .cbz, .cbi, .zip e .rar) pelo próprio iTunes ou transformar arquivos pdf em cbi por meio do ComicZeal Sync. Caso sua preferência seja por Mangás é possível alterar a ordem das páginas para começar pelo final. Outro recurso que merece destaque é controle de brilho (funciona de forma parecida com a do iBooks e conseque escurer mais a tela do que pela configuração padrão do iPad). Comparado ao Comic Reader Mobi, aplicativo banido da App Store e que eu utilizava anteriormente, o ComicZeal é superior em todos os aspectos: possui número maior de funções, é mais rápido, aproveita melhor o espaço da tela, é mais bonito, mais barato.

Aliado a todas as opções que o aplicativo traz temos o seu belo visual. O usuário pode personalizar a forma como as HQs ficam dispostas e o próprio app trata de reunir as revistas que fazem parte de uma mesma coleção. Existem duas versões do software: uma exclusiva para iPhone e que já mereceu um excelente post aqui no blog (escrito pelo @fabioperez) por U$ 3.99 e outra universal, ou seja, reúne em um único arquivo versões tanto para iPhone quanto para iPad por U$ 7.99.