Header Ads

Seo Services

Novas Considerações a respeito de The Batman

 


Olá meus amigos, estou voltando a esse filme, a esse assunto pq minha crítica , minha resenha teve sua função, que era falar sobre o teor geral do filme.

Aqui vou entrar em pormenores, mais detalhes, coisas que não gostei, mais minúcias dos quadrinhos... etc.

Vamos lá, eu não gostei de todo o andamento entre Batman e Alfred, posso considerar esse o "Elo fraco" nessa grande constelação desse filme, não que o ator Andy Serkis tenha alguma culpa, mas um filme desse tamanho, acredito que ele não tenha mostrado o suficiente. Ainda mais que esse Alfred foi baseado numa versão "mais presente" (o Alfred de Terra Um).


Eu fico com a sensação de que "algo está faltando" num filme onde tanta gente brilha de formas diferentes.

O histórico da família Wayne/ com a máfia/ com os Arkhams.


Recentemente em Batman Terra Um foi mostrado que a mãe de Bruce era descendente dos Arkhams e tiveram vários casos de incidentes na família. De maneira que a família deles também era rica e tradicional, mas esses problemas geravam esqueletos no armário, e a respeitabilidade dos Wayne com o casamento meio que "pôs uma pedra" na situação.

Esses fatos foram trazidos a tona nesse filme, pegando muitos fãs de surpresa, por não terem lido esses álbuns recentes ou até mesmo não terem assistido a série "Gotham" (onde essa ligação é meio que insinuada e que o terreno dos Arkhams havia pertencido á familia Wayne também.

A questão do sinal/batcaverna/ o carro/ o símbolo.

O sinal nesse filme tem uma função inversa á função clássica: ele não serve pra chamar o morcego e sim pra mostrar pros bandidos que o Batman está nas ruas.

Como esse filme foi calcado numa certa "realidade" o próprio Batman diz que "não pode resolver tudo e não estará em todos os lugares" e como ele só age a noite, suas roupas são escuras e a própria cidade é suja e decadente, não há como o bandido saber DE QUAL SOMBRA O BATMAN IRÁ SAIR.

O símbolo e a tensão causada por ele causam tanto medo que ás vezes o próprio bandido acaba se dando mal. (vide a cena que o assaltante corre da lanterna da polícia e é atropelado por um carro.)

O carro nesse filme há momentos em que vemos na Batcaverna diversas peças suspensas, como se a caverna fosse uma grande oficina, inclusive esse fato é retirado da HQ "Batman Acossado" onde ele mesmo com a ajuda de Alfred constroem o Batmóvel, além de que no filme dentro da batcaverna também há vagões de trem. O que mostra que Batman também usa "linhas de metrô" alternativas (como Azrael fazia pra ter maior mobilidade nos anos 90).

A funcionalidade do emblema, em algumas Hqs dos anos 90 e também recentemente, tanto Batman quanto Robin (e também Superman e Mulher Maravilha) já mostraram em filme e animações e quadrinhos que muitos apetrechos de suas roupas, INCLUINDO SEUS EMBLEMAS são destacáveis. Exemplo: Tim Drake usou seu "R" afiado no peito pra rasgar cordas,Superman usou seu símbolo pra distrair Non em Superman II,  Mulher Maravilha usava sua tiara pra bloquear ataques ou lançá-la como bumerangue (inclusive decapitando uma deusa) e Batman em uma de suas encarnações mais recentes, transformou a arma que matou seus pais em um Batarangue que usava em seu peito, sendo inclusive destacável, ideia que fora parte dela usada no filme, por ele ser um Batarangue maior. Ele usaria apenas em "último caso" (ou como espada, como mostrada em algumas HQs, ou pra salvar vidas, como faz no filme pra cortar um cabo eletrificado.)

A gola do Uniforme do Morcego se inspira em: A gola da Graphic Novel "Gotham by Gaslight" (Gotham City 1889), o que de certa forma dá um ar mais "detetive" ao morcego (além da própria função narrativa no filme.

Todas a sequências que os olhos do Batman são filmados de perto, realçando suas emoções e o claro de seus olhos, vieram também de Batman Terra Um, onde uma das primeiras diretrizes era de que esse Batman seria mais imaturo e que suas emoções apareceriam principalmente em seus olhos.

Parte das sequências usadas nas armadilhas do Charada também pegaram carona na história do GCPD (Gotham Central) o arco "alvos fáceis" (onde o Coringa usa um rifle de alta precisão e começa a atirar em pessoas inocentes na rua. Enquanto vira a cidade de pernas pro ar com diversas armadilhas.


O bar Iceberg Loung foi introduzido nas animações como um dos "negócios limpos" do Pinguim, que na verdade era apenas de fachada, pra encontros do submundo.

Quando Batman aplica uma injeção de Adrenalina no meio de uma luta no filme, muitas pessoas (pelo fato da seringa ser verde) acreditaram se tratar da substância "Veneno" o que facilitaria a entrada de um personagem como Bane por exemplo.

Complementar ao meu outro texto, a função do som e do mood (ambientação) tiveram todo o cuidado em coisas como... O SOM DAS BOTAS QUANDO BATMAN SE APROXIMA.

Outro detalhe é o esvoaçar da capa, que lembra aquelas capas de caubóis usadas em filme como "O Estranho sem nome" (ela sempre parece pender pra apenas um lado só).

Ainda falando sobre o Batman e seus acessórios, boa parte da cena da perseguição é parte tirada de "Operação França" e parte tirada do primeiro Mad Max ( Batman andar com as botas meio mancando, bem devagar enquanto o Pinguim está de cabeça pra baixo sem ação alguma. além do próprio carro lembrar o carro do Mad Max.

Apesar de Zoe Kravitz ter dado "certas declarações" depois que o filme estreou, nada no filme corrobora o que a atriz disse, mas acrescentemos que o apreço que ela tem pela amiga que sumiu, lembra o apreço que ela tinha a uma "irmã" (a personagem Holly em Batman ano Um).

Um dos poucos erros do filme foi que o Batman não descobriu as principais coisas do filme, tudo precisou ser trazido até ele por alguém. 

Ora, o Batman não é poliglota? como ele pôde cometer um erro crasso num termo em espanhol?

(Isso pode até passar pela tensão do filme ou por ser nos primeiros anos) Mas continuando: um investigador forense que não verificou um tapete no chão?

Ok que em "Terra Um" é dito "você precisa ser um detetive melhor", mas pra um filme de detetive, Batman deixou MUITA COISA PASSAR.

Pra encerrar: por mais brilhante que seja o plano do Charada ou de qualquer vilão da vez, existe um limite de até onde seu plano possa dar certo, o cara calcular certinho o minuto que o vilão seria preso e viria pra fora, sendo que ele morava DO LADO DO PRÉDIO DELE. Ficou muito "futurologia demais" como "se entregar" e saber certinho o que haveria no dia seguinte e no seguinte.

E: a você que disse que "Charada é de extrema direita" (?!) lembre que ele era socialmente dependente, e queria punir os ricos, queria fazer uma espécie de "Justiça social" em nome dos mais desfavorecidos. O Charada era um "revolucionário de luta armada" no mesmo estilo de "V" por exemplo.

É muito fácil pra alguns canais canalhas disserem coisas como "Charada incel da Deep Web" mas se formos pegar exatamente o que o vilão disse e fez, não se diferencia de quem invade igrejas por exemplo, ou diz que quer dar ao conservador "uma boa bala e uma boa cova".

Canalhas existem dos dois lados do espectro. Tanto é que as próprias vítimas do vilão eram todos "cidadãos respeitáveis" (todos canalhas corruptos) mas mesmo Charada "punindo os corruptos" com toda sua obra ainda se mostrou um vilão extremamente influente. Como acontece igualmente nos dois espectros. Todo dia aparecerá canalhas com discursos inflamados dizendo absurdos esperando que alguém faça alguma cagada.

Caso eu encontre mais alguma coisa, ou atualizo esse post ou faço novos posts. É muito bom quando encontramos um filme tão amplo em seus assuntos. Até a próxima.




Nenhum comentário