Header Ads

Seo Services

Review - Homem Aranha: Sem volta pra casa


 

Arre!!!! 

Olá meus amigos! Quanto tempo!

Hoje teremos bastante assunto, hoje falaremos desse aguardado filme e claro. COM SPOILERS.

Lembrando que essa é apenas a visão de uma pessoa que é fã do mundo geek (assim como todos nós).

Essa foi a primeira vez em que um filme se formou organicamente sozinho, meio que as fanfiqs que os fãs criavam na cabeça, mais especulações em fóruns e mais o que o Aranha se tornou nos últimos anos tanto nos quadrinhos quanto em outras mídias. (um fã dos anos 60 jamais saberia o que é o AranhaVerso ou elementos como "O Outro" ou o "Universo Ultimate".

O Aranha se tornou algo que o Batman se tornou há muito tempo, um herói capaz de passar por QUALQUER SITUAÇÃO. Nenhuma aventura é absurda demais pra ele. Pode fazê-lo viajar no tempo, combater vampiros... o que for.

Lembrando que a "atual trilogia" do aranha só tem essa terminologia por serem 3 filmes e não por possuírem qualquer "unidade criativa" entre si.

Eu não gostei (nada) nem do segundo filme e nem do primeiro com o Tom Holland, só gostei das interações dele com os Vingadores. Eu sempre serei fã da trilogia do Raimi, e mesmo adorando Andrew Garfield, aqueles filmes sendo reassistidos eles não MELHORAVAM... (depois eu volto nisso.)

Um fã do aranha raiz detesta essa "síndrome de Peter Pan" de rejuvenescerem ele toda hora, (sério) de descasarem ele, de fazê-lo involuir, esquecer alguns poderes que tem, ora fica rico, ora volta a ser pobre... etc. Além disso Tom Holland (apesar de ser um ótimo ator e um ótimo Peter) carregou parte desse "ranço" de alguns fãs (seja pelo aspecto de garoto, ou seja pelos seus filmes serem BEM AQUÉM, falemos a real) aquele humor chaves (o Professor com Máquina Polaroid NÃO ME DESCE, O Flash Thompson desnutrido NÃO ME DESCE, ninguém é tão "Dumb" quanto Ned Leeds em pleno 2021, Zendaya só foi lembrar que é bonita NO TERCEIRO FILME.

Os dois filmes do Venom foram (pra ser bem bonzinho) divisivos, de maneira que o fã do Aranha estava realmente carente de algo realmente bom e relevante em live Action.

Pra finalizar esse necessário "preambulo" (rsrsrs) a última animação (no Disney plus) é no máximo. mediana, de maneira que tínhamos apenas o jogo do play, e a animação SENSACIONAL "Aranha no Aranhaverso" ( e recentemente os quadrinhos que quase estão desfazendo o pacto e toda patacoada que a Marvel fez.).



Falemos do filme: O FILME É BOM???? Sim!!!! Ótimo!!!! Perfeito!!! Lindo! (desculpe o didatismo estilo Wagner Moura em Marighella, mas isso se faz necessário hoje em dia ás vezes).

Como os dois últimos filmes foram ruins, e o público carecia de qualquer coisa acima daquilo, a trilogia caminhava pra um orgânico encerramento e a Marvel em si está na fase de mexer com Multiverso. Somando dois e dois e lembrando o caminho que o Aranha tem trilhado, muito se esperou e especulou que esse filme comemorasse TODOS OS MOMENTOS DO ARANHA NO CINEMA de maneira que esperou se e pediu se muito pela volta de Andrew Garfield e Tobey Maguire (ambos com finais não exatamente satisfatórios em sua filmografia aracnídea, um simplesmente não teve epílogo, e o outro encerrou a trilogia fazendo dancinha com cabelo errado e enfrentando um Venom forçado pelos produtores.) Ambos precisavam de uma redenção pra si e pra com os fãs do Aranha.

Esse filme, dado os realizadores quem são (A Disney joga no seguro e a Sony não sabe o que fazer literalmente.) foi o que mais conseguiu (sem querer querendo) parecer realmente com a "atmosfera dos quadrinhos"  (ora surpreendente e ora simplesmente absurdo e TÁ TUDO BEM).

A premissa pode até parecer simples  e um tanto quanto absurda (não é julgamento de valor. são quadrinhos, nada mais justo que filmes de quadrinhos sigam o mesmo caminho) mas era o seguinte: Peter Parker após ter sua identidade revelada e ver que isso estava afetando seus amigos próximos e não somente ele próprio (perdendo vagas em faculdades e tendo superexposição) ele decide fazer a "versão MCU" do "Pacto". Ele pede pro Dr Estranho que "desfaça tudo" (ou volte no tempo ou faça todos esquecerem, whatever).

Lembrando que estou explicando e contextualizando algumas coisas, não estou julgando, mas lembrando que se trata de um garoto de 17 anos, e que a premissa no quadrinho original FOI MUITO PIOR. Não há como se cobrar verossimilhança de um roteiro sendo que o escapismo e o absurdo é sua premissa mor (nem veja o vídeo do Nando Moura, que ele só queria views, não é possível que alguém meta o pau num filme desse sendo fã de quadrinhos).

Peter pede, mas depois faz igual criança fazendo lista pros pais "não esqueça isso, não esqueça aquilo" de maneira que o feitiço acaba saindo do prumo e Dr Estranho precisa "encerrá-lo" antes da hora e fechá-lo (colocar dentro de uma caixa a energia liberada).

De maneira que "nesse tempo" nesse simples "abre e fecha" do feitiço, (e também possivelmente pelo próprio Multiverso ter sido restaurado em Loki, ou seja NÃO FOI CULPA DELES INTEIRAMENTE NECESSARIAMENTE.) Algumas pessoas que SABIAM que Homem Aranha era Peter Parker foram atraídas pro Universo MCU. (no caso o MCU nos filmes também correspondem a "616" conforme mostrado em Vingadores ou Thor II).

Como eu falei. A premissa pode até parecer simples e/ou absurda, mas como disse Daniel Lopes do Pipoca e Nanquim num dos seus momentos de clareza: "ás vezes a estrada não importa, mas onde se chega que importa", ou seja: mesmo que sejam "ideias ruins/simples" a maneira com que os realizadores a executaram, deu toda a diferença.

TODA A DIFERENÇA.

Você fã tendo revisto os últimos filmes no streaming ontem, ou visto na data original, não faz diferença quase que alguma, uma vez que os roteiristas respeitaram cada frase, fato ou circunstância dos filmes originais.

Os vilões (a La "Guerras Secretas" foram trazidos de pontos específicos no tempo.) (Antes de morrerem ou terem sua derrota final nas mãos do Aranha) e: isso é subjetivo, mesmo os vilões serem OS MESMOS dos filmes anteriores, o fã na cadeira percebe que eles estão "maiores e melhores" ou talvez seja o "efeito saudade" em todos nós. Enfim, você perceberá que Octopus parece com seus tentáculos MAIORES, E mais forte também. Assim como Duende Verde (já falaremos mais dele) e Também Electro.

Mesmo os vilões tendo "evoluído" (ou não) eles se mostram realmente "pão para seus dentes" pro pobre do Tom Holland. Se você lembrar a primeira aparição do Sexteto Sinistro lá atrás nos quadrinhos (Peter Parker só os derrotou UM A UM  e tinha quase a mesma idade do Peter do filme), como eu disse a todos os meus amigos: esse filme respeitosamente mostrou que esse Peter é "o pior deles, combativamente" mas mesmo assim respeitou o personagem e seus materiais fontes.

Lembrando que o nome "Sexteto Sinistro" NÃO APARECE EM MOMENTO NENHUM. e antes que eu me esqueça: NÃO SE TEM EFETIVAMENTE O "SEXTO MEMBRO" (e isso não é problema algum, já voltaremos nisso também)

Os vilões que retornam são: Duende Verde, Octopus, Electro (no caso os 3 vilões principais do filme, tenha isso em mente) e também Homem Areia e Lagarto (como em muitos quadrinhos, fazendo as vezes de "capangas" ou os "braços armados" do grupo).

O Aranha do Holland tem MUITO TRABALHO COM ESSES CARAS. Mesmo sendo 1 * 1 (ás vezes) é "muito vilão pra pouco homem aranha", além do cinema (e algumas animações) parecer não conseguir conceber que o Aranha possa enfrentar vários vilões ao mesmo tempo, lembrem que em Homem Aranha 3 pra enfrentar DOIS VILÕES ele precisou do Harry, e lembrem da quantidade de ajudantes que o Homem Aranha teve nas últimas animações.

Falando no respeito ao "cânon" (de quadrinhos e filmes anteriores) reparem na LINGUAGEM VISUAL das lutas. Elas trazem "ecos" dos filmes anteriores: Octopus jogava sacos com moedas, nesse filme joga carros NA MESMA POSIÇÃO, Peter Parker em Homem Aranha 3 anda como uma "aranha" em cima de um destroço caindo, nesse filme acontece a mesma coisa num andaime na cena final, Electro nos filmes anteriores quando aparecia seus poderes pareciam gerar uma "música", aqui também, na mesma Luta com Electro o Aranha fica na mesma posição de "Homem Aranha II" (usada em posteres e trailers) com o Homem Aranha visto de cima puxando cabos de energia, além de com os mesmos cabos ele estar "com os braços abertos" um frame antes (fazendo alusão a cena do Trem de Homem Aranha 2 e a cena do navio em Volta ao Lar), Duende Verde dá uma girada com o planador do mesmo jeito que Harry fez em Homem Aranha 3 contra o Venom, além de muitas outras, que aciona nossa "memória visual", acionando aquele mesmo sentimento bom de ter visto esses ângulos antes, agora melhorados.

Por esse filme ser uma "comemoração" do universo do Aranha em si, propositadamente (repare) as coisas que os fãs criticaram (mas "di cum força") ficaram reduzidas aqui (postas numa "caixa") leia-se as cenas "vergonha alheia" ou os diálogos vergonha alheia com os personagens de apoio do Tom Holland. (leia se Ned, MJ e o próprio Professor da máquina Polaroid), sabe a máxima "Menos é mais"?

Então, eles aparecendo relativamente menos, eles colaboraram mais significativamente no filme (lembraram que a Zendaya é bonita cara!!!) e seu relacionamento com Peter fica bem mais crível e bom de se acompanhar. 

O ponto é: esse filme funciona pelo PESO do nome "Homem Aranha" (todas as cenas foda e diálogos massa SÃO DOS PERSONAGENS DE OUTROS UNIVERSOS DOS FILMES ANTERIORES.)

Ouso dizer que se fosse qualquer outro ator no lugar do Holland com o mesmo roteiro e personagens de apoio, o filme teria funcionado da mesma forma pelo peso que o personagem tem, e claro de bônus o próprio Tom Holland teve espaço pra "crescer" aqui, dentro do personagem, ele encontrou seu lugar, tanto no físico quanto no psicológico do personagem.

Como eu disse lá atrás, mesmo quando algum diálogo parece absurdo (repare nas piadas do Electro ou dos Aranhas em si) você "tolera" por ser "quadrinhos" ponto.

Stan Lee tinha uma certa "técnica" que sua narrativa ás vezes era tão bem amarrada que não tinha como levantar com exatidão o que poderia ser "falha" de roteiro e o que não era, dado o poder de narrativa que ele tinha, explicando, ele podia fazer você acreditar numa briga do Aranha com o Surfista Prateado sem fazer com que a história pareça ridícula. E esse filme tem quase o mesmo efeito.

Falemos sobre as participações especiais: Demolidor (Charlie Cox chega e salva o primeiro ato) e a muierada uivou dentro do cinema véi (efeito netflix) de maneira que o "grande plot" "Homem aranha é Peter Parker" é simplesmente "descartado" e logo resolvido. Quase um "calaboca Sony e deixa o pai trabalhar".


Foi incrível mostrar que os 3 homens aranhas (sim ELES ESTÃO LÁ PORRAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA) apesar de serem "relativamente" a mesma pessoa (lembram da história "Ultimate War" onde os Supremos enfrentam o Esquadrão Supremo?) onde todas as variantes falam "as mesmas frases" do mesmo jeito ou pensam da mesma forma, ficou claro que Tobey era o Calmo centrado, Andrew era o "coração" o "aranha alegrinho" e (como falaram meus amigos) a "cola" da equipe. e o Holland? Holland foi o que teve mais feedback (trabalhou com os Vingadores e lutou no espaço) de maneira que virou o "líder tático" dos 3.


Eu veria o filme inteiro só com diálogos dos 3 em roupas civis.

Falemos sobre os vilões: Willem Dafoe é o cara, lembro me de um anúncio da Abril de 2000 quando dizia que "o maior inimigo do Homem Aranha não é o Duende Verde... é Norman Osborn"!!!!


Independente se o cara usa fantasia e armamento ou não, ele é falso, dissimulado, ora engraçado ora maluco e sim ESTÁ NO SEU AUGE. o Holland literalmente teve seu "momento Rocky 4" a luta da sua vida e só venceu o duende na SUA SEGUNDA LUTA por estar no "maior dia da sua vida".

Octopus brilha por casar perfeitamente com sua aparição anterior e Electro brilha por "compensar" totalmente sua terrível aparição anterior, tem umas tiradas engraçadas, está mais poderoso, seu poder "emula a máscara" (embora eles escaparam da armadilha de close, pra não virar print de meme da net) mas a "máscara de estrela" de certa forma esteve lá. E por último tanto Lagarto quanto Homem Areia apesar de aparecerem mais em sua "forma transformada" e fazerem mais o gênero "Capangas" eles não fazem feio. Mesmo aparecendo menos.

Esse filme traz um "Fresh Start" (algo como recomeço criativo) dito inclusive no filme, aliás repare em diversas "metalinguagens postas no filme" ( Tobey Maguire tem DE VERDADE UM PROBLEMA NAS COSTAS.) e no momento em que Tobey olha pra Andrew e diz: "VOCÊ É ESPETACULAR" soou quase como uma reabilitação do personagem para com o público e inclusive uma "passada de bastão" tipo "galera. aceitem que o cara também é foda!" Além de um momento onde o Electro vê o Andrew sem máscara e diz: "cara, pela quantidade de gente que vc ajuda eu jurava que você fosse um cara negro" ... 'TENHO CERTEZA QUE TEM UM HOMEM ARANHA PRETO POR AÍ... (aí eu  queria explodir dentro do cinema.)

Uma coisa que me chamou a atenção foi que não se prenderam a nenhuma HQ específica, mas têm se momentos de diversas HQs ali (muitas atitudes dos personagens coincidiram com suas atitudes nas Hqs) vou citar alguns pra vocês: nas histórias do Sexteto Sinistro houveram momentos em que Octopus se voltou contra o grupo (ou vice versa), no Universo Ultimate, os vilões do aranha agiram juntos mas não se nomearam (na primeira vez) em momento algum agindo não em "seis" mas em "cinco" (na HQ, o sexto foi o próprio Aranha), O Fator de Octopus não ser inteiramente vilão e tentar lutar contra o Duende verde lembra o final do Run de Mark Millar (onde os dois lutam no alto de uma ponte e o aranha fica no meio) , o fato de Peter Parker espancar Norman Osborn "com sangue nos olhos" sem máscara lembra aquelas hqs dos anos 2000 quando por conta desse espancamento Norman coloca uma recompensa na cabeça do Aranha. Jameson participando ativamente da ação tentando derrubar o Aranha, lembra muito as primeiras Hqs de Stan Lee, não era simplesmente xingá-lo no jornal, mas sim ir a campo. Os Poderes maximizados de Electro lembram "Amazing Spiderman 423" (de 1997) onde o Electro dá uma surra no Spider e o faz implorar por sua vida. Enfim, eu provei meu ponto.


Única falha/ponto baixo/ enganação do filme: o pós crédito com Venom. Tom Hardy em tela meio que fez "cair" um pouco a vibe (na hora) ele NÃO ENCONTRA O ARANHA, passa O FILME INTEIRO BEBENDO, e além de... EDDIE BROCK NEM VENOM NÃO CONHECEM A IDENTIDADE SECRETA DE PETER PARKER. O FEITIÇO NÃO TERIA COMO TÊ-LOS PUXADO. além de que "ah o simbionte lembra, pq todos os simbiontes do multiverso tem a memória genética" ISSO NUNCA FOI DITO OFICIALMENTE POR ABSOLUTAMENTE NINGUÉM. Isso é simplesmente um "furo" e uma resposta pra descabelada da Amy Pascal tipo "Aham Amy, senta lá".

Em suma, os vazamentos não prejudicaram em nada (vazamento sem contexto e emoção é apenas uma foto ou letras num tablet), o MCU conseguiu colocar o aranha de volta aos trilhos pegando carona numa história merda dos quadrinhos (sim, toda a questão do pacto ou "esqueçam quem sou eu" é ruim de doer.) finalmente mataram a Tia May (se você chorar nessa cena, tamo junto) de maneira que até no quadrinho ela já deveria ter partido há muito tempo (o pacto ocorreu por causa dela. basicamente) então, veja esse filme numa tela grande, não use o cinevision, o filme é grande demais pra um aplicativo tão merda.


Nota: 10 "Você é espetacular... simplesmente espetacular!!!"


Nenhum comentário