Header Ads

Seo Services

Review Batman : O longo dia das Bruxas parte I

 


Olá meus amigos! Depois de uma ausência estamos de volta. Tudo certo?

Acredito quando digo que essa animação (juntamente com Reino do Amanhã e Injustice) era a mais pedida do público. Principalmente se pensarmos pelo foco de preciosismo, pode se dizer que a maioria dos "clássicos" do Batman já têm suas versões animadas.

Essa animação era naturalmente esperada pela história em si e agora tinha se mais alguns fatores: agora ela viria no "Novo universo animado" e possivelmente com o (gostem vocês ou não) "novo traço que permeia todas as animações (desenhos mais clean e com os contornos em volta dos personagens bem mais reforçados.

Eis que no dia 20 ela nos aparece. Vamos lá.

Lembrando que ela fora dividida em duas partes (assim como ocorreu com Cavaleiro das trevas)  e posso dizer á todos vocês que se lembram da HQ ou também você que não leu ou pior ainda, não lembra de quase nada da HQ (eu meio que misturo ela com a sequência que saiu anos depois Vitória Sombria já que de certa forma elas eram similares): você pode assistir sem o background da HQ. 

Isso é até libertador. Porque muitas das "liberdades" ou modificações sucintas na história, acabam funcionando no produto que se vê. E claro precisam haver adequações ao formato de home movie fato que acaba ajudando a HQ, que á sua maneira parece densa.

Densa no sentido de "tensão" mesmo. Eu vi alguns comentários estranhando ou afirmando que a animação seria "parada" ou até mesmo de que teria "poucas músicas".

Ledo engano. Uma história sendo contada de forma decente e usando seus artifícios na hora correta não precisa se utilizar de muletas como "trilha escandalosa" empurrando a história ou até mesmo tentando nos explicar o que esteja acontecendo.

Por ser uma animação de um quadrinho "Noir" e feita em cima de uma história detetivesca, os caras não tiveram medo de usar essa vibe. Tudo o que conhecemos e amamos do universo do morcego está lá, mas confesso que fazia tempo que não via uma animação solo do Batman tão séria e pé no chão.

Acredito que ela funciona como "ponto de entrada" pra mostrar pra alguém que queira mergulhar melhor no universo do morcego. Acredito que possivelmente o próximo longa (com o vampiro que não deve ser mencionado) siga nessa mesma linha. E só por isso já ganha meu aplauso (mesmo sendo com o vampiro.) 

Traço: Esse novo traço se mescla em vários estilos, sendo os cenários e veículos em CGI e demais coisas como neve e chuva também e nota se o seguinte: parece que a equipe pra desenhar cenas de ação é uma, e a equipe de cenas de diálogos ou mais "de boa" é outra. Por isso nota se que a segunda algumas vezes PARECEM QUERER emular (Bem de leve) o traço do Tim Sale (repare em olhares, estilos de corpos e sorrisos).



Cenas de ação: A HQ lembrava muito "livros ilustrados" como se fossem lindos portfolios, de maneira que as cenas de luta ou eram grandes páginas ou até mesmo splash pages, mas por estarmos no meio animado, as lutas ganharam nova vivacidade tanto que elas parecem impactarem ainda mais porque são dosadas no meio de alguns possíveis "momentos parados", isso além do fato que mesmo nesse "traço novo) (ainda estou me acostumando com ele) as cenas de luta são incríveis (inclusive as que não estavam na HQ original).


Os personagens/ a História:

Sei que posso soar injusto por comparar com "Batman: Silêncio" (ambas HQ são do mesmo roteirista e possuem muitas similaridades) mas aqui o relacionamento entre Batman e Selina Kyle é bem menos forçado e muito mais funcional e orgânico. Você consegue perceber diversas camadas a mais de personagens como Harvey Dent, Capitão Gordon e até mesmo Gilda Dent (arre que lembraram dessa mulher nas mídias do morcego!!!! eu sempre curti essa personagem trágica. sério mesmo.) e Mário Falcone e seu pai Carmine Falcone.

Com diálogos e cenas precisos, você entende onde cada um está no tabuleiro e o que move cada um, isso é difícil de se captar numa animação hoje em dia, e até mesmo em filmes sem você parecer piegas, chato, óbvio e explanativo e repetitivo demais.

Gostei muito da "quebra de expectativa" seja por (eu) esperar pouco da animação inicialmente (culpado) e gostei por ela estar (estou assistindo pela segunda vez) fácil num top 5 de animações do morcego.

O tempo irá julgar isso. Eu sou fã de quadrinhos, animações e demais fatores desse imenso mundo Geek.

Peço que possa dar seu braço a torcer e assista o quanto antes.

Mal posso esperar pela parte II.

Ps: a dubladora da Mulher Gato nessa animação, morreu num afogamento alguns meses atrás, Valeu Naya Rivera!

Nota: 8,5. "Tudo com você é uma relação de amor e ódio Harvey Dent!"







Nenhum comentário