Header Ads

Seo Services

Opinião -Spoilers e teorias detalhadas sobre Sociedade da Justiça: Segunda Guerra Mundial


 Fala galera! Este post pode ser considerado a "parte II" sobre a animação da SJA que saiu ontem no formato digital no mundo todo. Fiz uma resenha explicando qual era a da história e se valia a pena, mas não me debrucei sobre o campo de spoilers. Teorias.

Isto posto venho a até vocês enumerar e esmiuçar algumas questões levantadas durante esse longa. Embora eu tenha achado a "história corrida" ou meio "lugar comum" (pra mim que já sou leitor há mais de 30 anos) o fato dessa animação não ser necessariamente "introdutória" trouxe diversos elementos, que serão (possivelmente) desenvolvidos em outros longas animados, possibilitando novas histórias e até mesmo novos personagens.

Vou falar conforme eu me lembrar ok:

1 O(s) Flash (es):

Barry Allen aparentemente NÃO É ORIUNDO daquela realidade reiniciada no final de "Guerra de Apokolips" (muitos acreditavam que ele viria direto de "lá pra cá") a não ser que ele tenha reiniciado uma nova realidade e SÓ DEPOIS tenha viajado pra Terra onde está a Sociedade da Justiça.

O encontro entre Barry e Jay Garrick além de cumprir tabela como "encontro de gerações" (Jay está mais do que familiarizado com a "força da aceleração" e meio que mostra novos caminhos pra que Barry aproveite melhor seus poderes, Barry não sabia que poderia entrar em fase (vibrar pra ficar intangível) e desconhecia seus limites (como viajar no tempo) ao mesmo tempo em que Jay mostra maneiras práticas pra uso de seus poderes como também descobre coisas novas (como suavizar a queda de um caça criando um colchão de ar.)

O encontro desses dois remete a "Flash de dois mundos" que foi a pedra angular que mostrou que as "infinitas terras" eram uma realidade.

2: A minha Terra é 1 ou 2?:

Um conceito que se tornou mais comum graças ao "Arrowverso" (ou CWverso como preferir) é que não há como dizer com exata clareza QUAL TERRA É QUAL. Tanto que nos primeiros crossovers todos achavam que a sua própria terra era a sua "Terra 1".

Isso inclusive é referenciado pelo próprio Jay ao dizer que a "teoria do Multiverso" é possível e que eles então (opinião dele) estariam na "Terra 1"


Como para Barry (em aparente início de carreira) é tudo novidade, ele não tem dados pra confrontar se a "Terra 1" pra onde ele foi era mesmo a Terra 1 ou mesmo (como suspeito) seja a Terra 2.

Ainda já que o Multiverso foi mostrado nessa animação, é plausível apontar que a "Terra" de onde Barry saiu seja a "Terra prime" (ou Terra principal) de onde os acontecimentos reverberam em TODAS AS OUTRAS.

3 Senhor Destino:

Caro leitor: tenha certeza de uma coisa. Toda animação e série da Warner/DC é um imenso "Balão de ensaio", lembremos que como o DCU não "anda muito bem" eles estão procurando iluminar novos personagens e possibilidades (filmes do Homem Hora, Besouro Azul, Zatanna, Liga da justiça Sombria sempre estão como possibilidades ainda mais recentemente) .

Lembremos que o personagem será vivido por Pierce Brosnan no longa vindouro do Adão Negro.

O personagem já foi utilizado algumas vezes, seja como cameo em Constantine ou como personagem em animações lego ou até mesmo longas animados e séries animadas (no caso a animação do Esquadrão Suicida e a clássica Superman animated.

O personagem nas HQs é mega poderoso (já suou o Darkseid) e FOI ELE que "Pinçou" Barry Allen em sua Terra no meio de uma batalha entre (surpresa!) Superman e Brainiac. Flash pôde se descontrolar por causa da bala de kryptonita, mas ELE FOI MONITORADO E PERCEBIDO por um feiticeiro de OUTRA REALIDADE E TRAZIDO POR ELE.

O personagem na animação "sumiu" (energia não é destruída, só muda de lugar) esse cara vai voltar, pode escrever. 


4: Superman (s) paralelo e de bigode:

Uma das gratas surpresas dessa animação foi saber que o correspondente que ajudava os heróis era nada menos que Clark Kent em pessoa. Nesse caso aqui uma representação do "Superman da Era de Ouro" (ou também conhecido como Kal-L da Crise nas infinitas terras ou também chamado "Superman paralelo) que acabou descobrindo seus poderes no meio da batalha e decidiu tomar um lado na guerra, fazendo toda a diferença destruindo toda uma armada aérea nazista apenas saltando por cima dos veículos e destruindo os com as próprias mãos.

Superman que estava"fora de ação" (como herói) e com o (um) famigerado bigode nos remete a algumas coisas: Henry Cavill nas refilmagens daquele filme medonho do Joss Whedon e também remete a "O que aconteceu ao Homem de Aço?" (simplesmente a MAIOR HQ DO Superman da vida) onde após perder seus poderes ele se aposenta e ostenta um bigode e vai viver feliz com Lois Lane.

Como essa animação se passa em 1944 (por aí) é possível que esse Superman "em início de carreira" desenvolva seus outros poderes mais tarde (vôo, poderes visuais, velocidade) assim como foi acontecendo nos quadrinhos onde os poderes foram surgindo com o tempo.

Ou seja: numa próxima animação se passando mais a frente no Tempo, poderemos TER UM SUPERMAN MAIS VELHO E EXPERIENTE e COM PLENOS PODERES podendo fazer a diferença numa grande saga que venha pela frente.


5: Reflexões batalha/personagens/linha do tempo:

Ainda que essa história se passe na segunda grande guerra, muitos personagens encontram seu fim aqui. A princípio fiquei indignado disso acontecer logo no primeiro longa deles, mas vamos lá.

Mulher Maravilha é imortal, a Canário Negro (ainda que não mencione seu nome civil) acredito que seja a primeira versão da personagem (no caso a mãe), Gavião Negro diz que um de seus poderes é o de reencarnar e até mesmo menciona uma eterna busca por sua "companheira" ou seja, embora ele tenha morrido heroicamente, não descarte uma reencarnação dele numa nova história servindo até mesmo pra que seja trazida a Mulher Gavião, personagem bastante querida em todas as suas versões nos quadrinhos, lembrada principalmente pela animação da Liga da Justiça. Steve Trevor morrendo na guerra casa com muitas versões do personagem e até mesmo a atual cinematográfica. Neste pensamento só faltou mesmo teorizar sobre Homem Hora (o menos desenvolvido no longa) que pode envelhecer naturalmente ou numa "melhoração do soro miraclo" retardar seu envelhecimento e quiçá aparecer em novas animações (já que nessa ele apresenta oscilações de poder).

6: Quem era o garoto que tinha um uniforme do Superman e sabia quem ele era?

Ora, se o Superman nunca havia entrado em ação e desconhecia seus poderes, como um garoto teria um uniforme com a exata medida do herói e sabia "o que fazer", isso não fica claro no longa. Algum aprendiz do Sr Destino? Alguém trazido de outras terras? Porque ele é tão parecido fisicamente com o personagem Kammandi de Jack Kirby? Se alguém souber, se manifeste.

7: O vilão SEM NOME  da história:

Cara, eu assisti essa animação duas vezes, pra crer mesmo, gostei de diversas possibilidades mostradas ali e fiquei incomodado por um vilão TERRÁQUEO estar NO MEIO DA ATLÂNTIDA controlando ninguém mais ninguém menos do que o Aquaman! (o vilão "físico" dessa história).

Achei que por ser um "conselheiro do rei" poderia ser o Orm (Mestre dos oceanos) ou até mesmo pelo seu jeito arrogante e aristocrata alguém como o feiticeiro Félix Fausto (das animações da Liga) mas daí quando fui olhar (acredite) no IMDB vi que esse vilão "sem nome" era o Pirata Psíquico!

Sim! (lá de Crise nas Infinitas terras!) Mas mesmo assim, se você pensar bem, "não cola" porque um terráqueo vai estar "fora de época" dando as cartas "no meio da atlântida em plena segunda guerra".

ALGUÉM colocou o personagem ali. Acredito que ele nem mesmo seja daquela época ou daquela Terra, já que fica meio claro no início da história que Hitler apelava pra artefatos mágicos pra ganhar a Guerra e o lado dos aliados só tinha aqueles superseres ali, não era todo um regimento com poderes.

8: Conclusões/easter eggs: 

A batalha entre Superman Flash e Brainiac remetem (um pouco) á grande batalha entre Brainiac e Flash ocorrida no final da segunda temporada de Liga da Justiça sem Limites (onde ele inclusive se descontrola e descobre a força da aceleração)

O lance do Flash "viajar no tempo" pra parar uma bala lembra (ainda que ligeiramente) "Crise Final" onde Darkseid é destruído por Batman por uma bala de rádion (se escrevi errado me perdoem) que "viaja de volta pelo tempo".

Sr Destino menciona a Flash acontecimentos futuros (mesmo sendo de outra Terra) e menciona uma certa... Liga. Isso por si só já é sinal claro que essa linha narrativa de animações irá continuar. 

Ao se colocarmos Flash descobrindo mais poderes, com Multiverso, com Pirata Psíquico controlando as cordas, Uma nova terra com heróis jovens ainda se descobrindo, Sr Destino convocando personagens de outras Terras, é perfeitamente plausível afirmar que... CRISE vem aí.

Sim, a grande saga envolvendo as animações poderá ser a "Crise nas Infinitas terras!" (ou UMA crise) dependendo dos roteiristas e dos formatos escolhidos.

Lá acima eu falei que a DC é um grande balão de ensaio, recentemente vimos uma crise acontecer no universo compartilhado da Televisão. Onde até mesmo o cinema esteve de certa forma envolvido.

Eu a princípio não curti tanto a animação se eu pensar nela sozinha como produto único. Mas ao levantar todos esses fatores, vi que não estava "topando com qualquer coisa".

Desculpem o texto longo. Mas é isso aí. Espero acertar minhas previsões e que venham mais animações de qualidade por aí.





Nenhum comentário