Header Ads

Seo Services

Falcão e Soldado Invernal - Resenha da HQ!

 

Salve salve galera! Acredito que assim como eu, muitos de vocês entraram no hype por causa dessa série fenomenal do Disney plus que terá seu season finale, sexta feira próxima.

Aproveitando a onda, a marvel anunciou uma mini em 5 partes (em quadrinhos cronológicos) justamente com esses dois personagens.

Custa dizer que isso não é nenhum tipo de prequel ok, é do universo 616, e desde (pelo menos pra mim) a era Brubaker que não via esses personagens aparecerem nas mesmas histórias de maneira tão produtiva.

A impressão que dá é que essa mini teve algum vislumbre do roteiro inicial dos materiais da série e tentou improvisar no resto. Assim como esse quadrinho se assume como "blockbuster" de ação, sendo exatamente o que o público leigo, o público comum esperaria de uma série/história assim.

O mote: os caminhos de Sam e Bucky se cruzam quando uma amiga de Sam desaparece no meio de uma agência anti terrorismo a qual Bucky trabalha em busca de perdão governamental, essa agência é dizimada num ataque e a dupla enfrenta um novo inimigo e um terrível supersoldado... John Walker? não!!! É um assassino adolescente de nome "O Natural", muito mais forte e muito mais rápido que os dois juntos.

Os dois descobrem que há duas facções remanescentes da Hidra em guerra, sendo uma liderada pelo... Barão Zemo (spoiler médio. se você leu as hqs do Justiceiro, o Zemo não virou cinzas. só perdeu a mão mesmo) e outra sendo liderada por um novo jogador.

Não sei se é pela proposta descompromissada ou justamente pra chamar novos leitores (ou ambos) que a HQ tem uma arte quase cartunesca, em alguns momentos isso ajuda demais na ação e em outros torna se (sem querer) meio engraçados, meio que quebrando o gelo.

Ontem, durante minha leitura dessa hq (num computador de mesa) eu ia mandando prints, de algumas cenas pros meus amigos no whats e até mesmo postei em algumas comus.


Em alguns momentos essa revista passa a sensação de "Portfolio" (aquelas revistas que só de folhear você já entende o contexto todo e/ou aquelas revistas com imagens de encher os olhos que geralmente você empresta quando algum amigo seu pede.


Devido a essa "impressão descompromissada" fica meio implausível que esses mesmos personagens sejam exatamente os mesmos que lemos durante "a Era Brubaker" por exemplo. (mas isso é detalhe, só queria trazer isso á baila). Devido á essa arte cartunesca fica difícil precisar qual a idade de Sam ou qual sua estrutura física real (eu explico:). 

Na era Brubaker, Sam parecia um homem mais experiente e por usar ora, barba ou cavanhaque e ter uma postura ás vezes ríspida (militar das antigas) ás vezes ele parecia um Luke Cage genérico. E em outras hqs ele é desenhado mais magro, sem barba e até mesmo com linguajar diferente. É como se numa série o mesmo personagem fosse num dia o The Rock, e no outro o Chris Rock. (todos nós temos no nosso imaginário a noção de como cada personagem se parece ou se porta exatamente.)


Continuando: a Hq por parecer um filme do "Velozes e Furiosos" (não é demérito, relaxe) há algumas coisas que você tem que ter "suspensão de descrença" acionada, tipo entrar num trem que possui 8 vagões de assassinos e simpatizantes da hidra, novos recrutas (algumas pessoas comuns) e daí sair na pancada com todo mundo por igual (incluindo uma idosa que usa dentadura!) Pq diabos a hidra iria querer recrutar uma idosa pra seu exército??!

Mas enfim, essa hq é tipo os filmes "Os Mercenários" você, consome, se diverte, e... pronto.

Há algum pouco de discussão entre os dois sobre seus pontos de vista diametralmente diferentes (Bucky quer eliminar, Sam quer conversar) e o IGN por exemplo disse que era possível imaginar as vozes dos atores da série por causa desses diálogos, uma vez que a temática de "rivalidade de pontos de vista" era quase a mesma.

Precisa ler alguma HQ específica antes? Não. Você sabendo quem os personagens são já está Ok.

Ela acontece paralelamente aos eventos da mensal do Capitão (onde ele é perseguido pelo governo) ou seja: pode ler de boa a mini sozinha.

Fiquei chateado que essa HQ só sai por aqui em junho (segundo o site) mas irei comprar sim. E recomendo que quem curte o Capitão, ou os Vingadores em geral, que corra atrás.

Nota? um 7,5. blz? 

Interessante frisar que como o atual run do Capitão América terminará em junho (na edição 30) , muitas coisas que acontecem nessa mini podem gerar frutos mais adiante, similar ao que acontecerá ao fim da série.

 



Nenhum comentário