Header Ads

Seo Services

[Documentário] "Mercury 13" - A história de mulheres pilotos que poderiam ser integrantes do pouso na Lua, se o preconceito não as impedissem!!!


 

Bom dia a todos.

De vez em quando, graças a inclusão orçada pela pandemia que me impede de sair de casa - o que é bom, pois me protege na medida do possível dos perigos da doença, fico assistindo muita coisa mesmo. E neste processo, de vez em quando encontro coisas interessantes.

Sou um apreciador da ciência como um todo, e o assunto ligado ao espaço sempre me atrai. Por isso, ao ver na Netflix um documentário sobre as Mercury 13, não resisti e fui ver.

Conhecia por alto parte da historia delas, mas o documentário é muito detalhado, mostrando o pioneirismo das primeiras pilotos mulheres americanas, e o desejo delas de participarem da corrida espacial.

Porém, como sabemos, naquela época elas não eram assim bem vistas, por motivos agora claramente preconceituosos. Por curiosidade, elas fizeram todos os testes que os astronautas da Mercury fizeram, menos o de voo em jatos, pois foram barrados, e por isso, gerou-se uma investigaçao governamental no congresso americano. Com traições e ridicularizações até de astronautas, elas foram afastadas do projeto.

Detalhe importante, os testes mostraram que em muitas situações, elas eram iguais e até superiores em desempenho em tarefas que requeriam autocontrole, concentração e foco.

anos depois, elas se tornaram exemplo para as astronautas que voaram depois, pois sem a ação delas, dificilmente as mentes não mudariam para permitir o voo delas.

Vale a pena assistir.

Vejam o trailer:


E tenho dito.

Como deve ser.

Nenhum comentário