Header Ads

Seo Services

OPINIÃO: FREAKS - Parece seriado. É conduzido como seriado. Termina como seriado. Será um seriado?


Há alguns anos era bastante comum os canais de TV no Brasil,  exibirem alguns filmes pilotos de seriados rejeitados, como se fossem grandes sucessos do cinema e da TV americana. A prática foi ampliada, não só com o surgimento de novos canais, mas também com a chegada do videocassete por aqui. Como os pilotos de séries, na época, tinham em média 1 hora e meia, a soma dos anúncios acabava proporcionando 2 horas nas programações...

Eu achei que esta pratica havia terminado até assistir ao tão anunciado "FREAKS - Um de nós" na NETFLIX. Isto porque o filme parece, e muito, um piloto de seriado. A estrutura do filme é a mesma de um piloto de seriado, bem como os diversos 'ganchos' deixados em aberto ao chegar ao final. Parecia (e muito), que os produtores prepararam tudo para que houvesse uma continuação em forma de 'parte 2' (ou mais), ou em forma de uma série.

Possivelmente, esta estrutura fez com que muitos que assistiram, não gostassem do pretenso filme. Isto porque os seriados (e em especial seus pilotos) demoram a conduzir a história a seu clímax. Assim a jornada de descoberta da personagem principal é lenta e sem muita ação de fato. Principalmente por haver uma preocupação em trazer a história para o mais próximo possível da realidade, do mundo real...

A trama é interessante, mas não realmente inédita. Gira em torno de pessoas absolutamente comuns que se veem de uma hora para outra com poderes...Isto já foi usado por exemplo na série "Heroes", que o próprio autor destruiu por não saber para onde levar. 

No caso de "FREAKS" acompanhamos os acontecimentos da vida de uma funcionária de uma lanchonete, mãe de família, que atravessa sérias dificuldades financeiras. Ela é uma pessoa extremamente dócil, que dificilmente reage a algum tipo de afronta. O filme começa em uma escola onde ela estava, onde houve um estranho acontecimento e avança imediatamente para sua vida atual. 



Certo dia ela encontra um sem teto mexendo nas lixeiras da lanchonete e lhe dá restos de carne, o homem vira-se e lhe diz que ela era "você é uma de nós". Ela não entende o que ele diz. No caminho para casa ela era sempre assediada por três homens, em uma destas vezes ela foge e encontra de novo o sem teto, que lhe repete que ela 'era um de nós'. Como ela não acreditava, o homem sobe na beira de uma ponte e se deixa cair no meio da estrada (do alto) onde é atropelado! 



No dia seguinte, lá esta o sem teto sem um arranhão. Ele a aconselha a parar de tomar remédios que toma com frequência (desde criança), pois estão mentindo para ela, que os remédios suprimem suas habilidades. A partir dai a vida da mulher muda radicalmente, ela descobre que realmente tem poderes, no seu caso super força. Com o tempo descobre que um colega de trabalho também toma os remédios e o aconselha a parar. Este colega também descobre ter habilidades especiais, o controle da eletricidade...Ele se auto intitula: ELETRO-MAN...



Estes são os três personagens principais que conduzem a história, com ênfase é claro na garçonete. A partir daí ficamos conhecendo a chefe de uma organização aparentemente ligada ao governo que controla os super-humanos (controla alguns a base de drogas ou em uma clinica psiquiátrica). Acabamos conhecendo outros super seres de vistas e o primeiro super vilão...



Mas, como já dissemos a história parece ser apenas introdução para a parte principal, assim inúmeros pontos ficam em aberto: que organização secreta é esta? É mesma ligada ao governo? Qual seu objetivo controlando os super humanos? Como eles identificam tais seres? Como estes seres vieram a aparecer? Evolução natural? Foram criados? Fruto de experimentos? Quem esta acima da médica que comanda o espetáculo no primeiro filme (se vierem outros)? Por que surgiram tais super humanos? Estão por todo o mundo ou apenas naquele pais? 



Só saberemos se houver alguma continuação. Como já dissemos os produtores se esforçaram em deixar 'fios soltos' para aguçar a curiosidade do expectador. A cena final é clássica de inicio de seriado e deixa claro que há mais por vir...Porém, só saberemos no futuro. Se o filme for um sucesso, os boatos sobre continuações irão começar, assim como já estão correndo com relação á "PROJETO POWER" e "OLD GUARD".





Nenhum comentário