Header Ads

Seo Services

OPINIÃO | "ENOLA HOLMES": VALE A PENA ASSISTIR?

 

"Enola Holmes", uma produção original da Netflix que estreou dia 23 de setembro na plataforma streaming, estrelada por Millie Bobby Brown. O filme adapta para as telas a aclamada série de livros de Nancy Springer: Os Mistérios de Enola Holmes,  que acompanham as aventuras da irmã caçula do detetive mais famoso da história.

A trama deste longa se passa na Inglaterra em 1884 e tem início no dia do aniversário de 16 anos de Enola quando, ao acordar, ela descobre que sua mãe sumiu sem deixar rastros. A jovem, que cresceu com muita liberdade, passa a ficar sob a tutela dos irmãos Sherlok e Mycroft (Sam Claflin), que decidem mandá-la para uma escola de etiqueta. Ela se revolta e foge para Londres em busca da mãe. Na capital da Inglaterra, ela se depara com uma conspiração que pode alterar o rumo da humanidade e se lança na missão de solucionar a questão.

Com um elenco brilhante, o longa tem a atuação de Millie Bobby Brown, a Eleven de Stranger Things; como protagonista, o ator de Super-Homem, Henry Cavill, dando vida a Sherlock Holmes; Helena Bonham Carter, de Harry Potter, como mãe de Enola; e Sam Clafflin, da série Peaky Blinders, interpretando o irmão Mycroft. A direção é de Harry Bradbeer, mesmo diretor da série Fleabag e Killing Eve – Dupla Obsessão.

OPINIÃO: 

Como de costume é sempre bom lembrar que o que será exposto aqui é tão somente minha OPINIÃO pessoal, sendo livre o choro e a discordância. Ok? Dito isso, quanto a questão dos SPOILERS acredito que são mínimos e em nada prejudicam o prazer de assistir ao longa. Mas, caso não queira saber de NADA sobre o filme, acho melhor parar por aqui e voltar depois de ter assistido.

Pois bem, Enola Holmes é um filme pra família toda. É divertido, descontraído e tem elementos para agradar a grande maioria das pessoas. Não é um dramalhão, nem tão pouco uma comédia. É essencialmente uma aventura juvenil urbana, no século XIX. Contudo, há de convir que é um filme principalmente feito paras meninas. Sim, isso é inegável! O longa descaradamente discute o empoderamento feminino, a busca pela liberdade social, a conquista dos sonhos pessoais, assim como a independência emocional, profissional e social, não somente da personagem, mas de toda a sociedade. Desconheço, a obra literária, mas suponho que estas questões sejam coerentes com o texto original. 

Imagino que alguns leitores desta postagem, que não viram o filme, já devam estar desanimando e outros talvez já estejam desistindo de assistir. Mas, não fiquem assim. Recomendo o longa e insisto para que assistam. Continuem lendo...

Enola Holmes tem boas doses de aventura e mistério e nos apresenta uma cativante personagem com o potencial de fazer jus ao título de irmã do maior detetive da literatura mundial. Afinal, não setrata de uma cópia barata e de saias de sherlok Holmes, mas sim de uma personagem com méritos, talentos, qualidades e defeitos próprios que ora a aproxima dos feitos do irmão famoso e em outros momentos revela uma típica adolescente em busca de sua identidade e lugar no mundo.

Há ainda um interessante mérito do roteiro que consegue com maestria estabelecer a ligação da realidade política da época e a luta das mulheres pelos seus direitos na Londres conservadora do século XIX com as investigações e os mistérios da trama.

Outro ponto marcante, já prenunciado nos teasers e trailers do filme, mas que trás uma dose sutil de humor é a quebra da quarta parede e as tiradas sagazes da jovem Enola, que nos causam a agradável sensação de estarmos fazendo parte da aventura.

Acredito que uma coisa é certa: este é certamente apenas o primeiro filme desta nova detetive, na Netflix. Afinal, não bastasse se tratar de uma sequência de livros de sucesso, fica notório que tanto o ritmo, a cenografia e as ambientações da trama que tudo foi construído de modo a ser possível uma reutilização. Ou seja, se o filme alcançar as expectativas da plataforma, logo, logo teremos uma sequência. Nos resta apenas torcer para que a NETFLIX consiga produzir uma sequência que mantenha a franquia a altura deste primeiro filme. 

Gostei e recomendo! Nota: 7,5 👍

Nenhum comentário