Header Ads

Seo Services

[Crítica] Mulan, uma adaptação de respeito.


Olá a todos!😊
Como muitos, assisti as clássicas animações da Disney, que recentemente começaram a voltar, como live-actions, a partir da "A Bela e a Fera", e no geral respeitam tanto as versões anteriores que quase não há novidades. Nesse quesito, "Aladdin" foi uma exceção...

E "Mulan" agora posso incluir como uma outra exceção. E explico porque.



Em primeiro lugar, a lenda de Mulan existe, e o filme se baseia mais na lenda do que da animação, o que pra mim é bom. Conheço em parte a lenda pois já assisti várias versões feitas por cineastas chineses, e sei que é trágica. Como a Disney é que produz essa versão, é relativamente mais leve, mas nem tanto.

Por causa disso, muitas coisas são diferentes entre as produções da Disney, mas posso afirmar que a segunda homenageia e muito a animação, mas mais realista a lenda.

Segundo, o filme, por ser uma adaptação à produção live-action, é focado na família, na honra e na coragem da personagem, e no empoderamento feminino, visível na figura da personagem que tem claramente um dom para ser guerreira, e que o pai gosta, mas tem que restringir este dom em função da realidade, onde as mulheres chinesas não podem ser guerreiras, e sim do lar. A partir daí, com a convocação para lutar contra os invasores, o pai da personagem, incapaz de lutar, faz a filha o substituí-lo na convocação.

O interessante que nesta adaptação, há outra personagem onde é visível o problema da mulher ser valorizada, na figura da "Bruxa" que serve ao vilão, e que é a contraparte de Mulan no filme. Vale a pena esta iteração, que pra mim é um dos pontos principais do filme.

Terceiro, os elementos fantásticos comuns na animação, aparecem discretamente na figura do símbolo da família, que atua mais como um elemento de inspiração a mudar, de ascender a enfrentar tudo - e que gostei muito. Não temos músicas ou comédias típicas, mas não senti falta neste filme.



Resumo: um filme que honra tanto a animação quanto a lenda dessa personagem maravilhosa da cultura e história chinesa.


Minha avaliação do filme é nota 8.5.

Mulan estreou na sexta-feira, 4 de setembro diretamente na plataforma de streaming: Disney+.

Recomendo assistir em família, é uma homenagem aos laços mais poderosos do mundo - a família.

Nenhum comentário