Header Ads

Seo Services

TRUMP X MICROSOFT X TIKTOK - PRESIDENTE DA 45 DIAS PARA ACORDO DE AQUISIÇÃO



Recentemente o presidente Donald Trump declarou em alto e bom som sua intenção de proibir o uso do TikTok por ordem executiva, citando, segundo ele, preocupações de segurança nacional. Em negociações para adquirir as operações da TikTok nos EUA ( que ocorrem desde 2019 ) a Microsoft, agora tem apenas 45 dias para garantir um acordo de aquisição, segundo a Reuters.

Esspecialistas revelaram a agência de notícias que o presidente, em uma discussão com o CEO da Microsoft, Satya Nadella, afirmou que permitiria que a gigante da tecnologia adquirisse a TikTok de sua empresa controladora, ByteDance, com a condição de que as partes pudessem chegar a um acordo até setembro. O acordo será supervisionado pelo Comitê de Investimentos Estrangeiros nos Estados Unidos (CFIUS), que o revisará quanto a possíveis riscos de segurança.


A mega empresa fundada por Bill Gates e Paul Allen em 1975 declarou que reconhece as preocupações de segurança nacional do Presidente e acrescentou: "Está comprometida em adquirir o TikTok, sujeito a uma revisão completa da segurança e em fornecer benefícios econômicos adequados aos Estados Unidos, incluindo o Tesouro dos Estados Unidos". Também alertou que não há garantia de que um acordo seja alcançado. As estimativas atuais colocam o valor do TikTok em até US $ 50 bilhões. O aplicativo de mídia social, que possui aproximadamente 100 milhões de usuários apenas nos EUA, tem sido motivo de crescente preocupação à medida que aumentam as tensões sociopolíticas entre os Estados Unidos e a China. Os analistas sugerem que o aplicativo atualmente apresenta um risco por meio do compartilhamento de dados e sua empresa controladora, que, como muitas grandes empresas na China, deve incluir membros do Partido Comunista Chinês (PCC) em seu conselho de administração ou equipe executiva. O fundador e CEO da ByteDance, Zhang Yiming, afirmou anteriormente que a ByteDance trabalharia mais de perto com o PCC. Alega-se que os dados foram enviados para servidores na China, embora a TikTok tenha negado essas alegações.



Além de preocupações com segurança, várias controvérsias surgiram no passado sobre a censura do TikTok a tópicos que infringem as diretrizes finalmente definidas pelo governo chinês, incluindo os uigures em Xinjiang, a independência tibetana, o Massacre da Praça da Paz Celestial, o grupo religioso do Falun Gong e os protestos pró-democracia de Hong Kong. Essas questões serviram para destacar a influência do governo chinês na TikTok, que os críticos alegam ameaça exportar a censura chinesa no exterior. A Microsoft alegou que pretende assumir o controle das operações da TikTok nos EUA, Austrália, Nova Zelândia e Canadá. Os dados compartilhados no aplicativo de usuários americanos seriam transferidos e permanecerão no país. Medidas adicionais seriam implementadas para separar e restringir o TikTok do ByteDance. A Microsoft se recusou a fornecer mais detalhes até que um acordo fosse garantido.


Nenhum comentário