Header Ads

Seo Services

RELEMBRANDO!: IRWIN ALLEN - MEMÓRIA DE UMA GERAÇÃO!!


Atualmente existem espalhados na internet sites, blogs, fanpages e grupos especializados em tudo que é antigo, filmes, séries, propagandas, shows, etc. Se você fizer uma rápida pesquisa, verá que aqueles que envolverem a TV e o cinema com certeza citará, de uma forma ou de outra, IRWIN ALLEN

Isto porque Irwin Allen esta na memória de uma geração, e possivelmente mesmo entre a de alguns da atual . A razão? Suas séries e filmes, são exibidas até hoje, mesmo após mais de 50 anos de produzidas! 

Só para você identificar de quem estamos falando vamos citar algumas de suas séries: Viagem ao Fundo do Mar, Perdidos no Espaço, Terra de Gigantes e Túnel do Tempo...

Aposto que, de pelo menos uma você já assistiu algo. E nossa postagem de hoje falará sobre algumas de suas obras, no cinema e na TV. E a melhor forma de começarmos...é pelo início...

O INÍCIO...


Podemos dizer que o inicio de sua carreira foi no mínimo....inusitado (?), inesperado (?). Isto porque ele se formou em jornalismo e publicidade e começou a trabalhar como editor de uma revista americana chamada "Key Magazine". Logo a seguir ele passou os próximos 11 anos produzindo seu próprio programa de rádio. 

O programa fez sucesso e Irwin recebeu a proposta de escrever sua própria coluna de ..... fofocas (!!), que foi distribuída para 73 jornais (!). O passo seguinte foi produzir um show para a TV sobre celebridades. Não sei quanto a vocês, mas realmente eu não esperava isto...Bem, pelo menos ele chegou a TV!

DE PROGRAMAS DE CELEBRIDADES PARA FILMES...


Na década de 50 as coisas começaram a mudar. Os estúdios, que até então detinham o poder sobre criação e produção, começaram a sentir o peso dos custos de suas produções, foi quando começaram a surgir as agências de talentos, percebendo isto Irwin passou a montar pacotes que incluíam diretores, atores e roteiros e passou a vendê-los aos estúdios. 

Dai surgiram suas primeiras produções: "Trágico Destino" e "Isto sim é que é Vida", até que em 1951 dirigiu o documentário "O mar à Nossa Volta" (The Sea Around Us). Este documentário não foi muito bem aceito, porque Irwin usou cenas sangrentas e chocantes de matanças de baleia, que muitos dizem que se exibidos hoje chocariam muito mais!

Irwin ainda produziu mais três filmes: "Tenho Sangue em Minhas Mãos""The Story of Making" e "O Grande Circo", antes de co-escrever, produzir e dirigir seus três primeiros filmes: 

O MUNDO PERDIDO - em 1960


VIAGEM AO FUNDO DO MAR - em 1961. Que serviria de inspiração para a criação da série de mesmo nome. Mas atenção: este filme não serve de piloto para a série, ele apenas a inspirou e parte de seu roteiro (e muitas de suas filmagens) foi usado no seriado...





CINCO SEMANAS NUM BALÃO - em 1962





...E DE VOLTA À TV...


Bem, algo que não disse anteriormente é que os filmes de Allen foram produzidos pela 20th Century Fox. Acontece que o estúdio estava sofrendo (e muito) com os enormes gastos com produções sem o retorno esperado (um exemplo é "Cleopatra"), em consequência diminuiu suas produções para o cinema. 

Irwin então voltou sua atenção para a TV (não que tivesse opções), e optou pelo gênero da ficção cientifica para iniciar seus trabalhos junto a 20th Century Fox Television. Assim, diante do convite para produzir uma série para a TV ele decidiu utilizar a ideia de "Viagem ao Fundo do Mar", e ao fazer isto ele acabou também por estabelecer um padrão de suas produções: a redução de custos pela reutilização de cenas filmadas em outras produções do estúdio. 

Por isto em 1964, após desmembrar as cenas do filme do cinema, Irwin apresentou o piloto para a nova série. Este piloto foi em cores, devido ao reaproveitamento das cenas do filme de cinema, mas a temporada inicial de "Viagem ao Fundo do Mar" foi em preto e branco. A viabilidade econômica da série agradou aos executivos e beneficiou a própria série, que durou até 1968. Allen aproveitou cenas dos filmes: "Tormenta sob os Mares""A Raposa do Mar" e "Mundo Perdido"




Em 1965 foi a vez de "Perdidos no Espaço". Alguns dizem que Allen mudou a série para que atingisse o público infantil, o que realmente aconteceu e que gerou a criação de brinquedos. Mas, outros dizem que a mudança foi exigência dos estúdios por causa da série 'Batman' com Adam West, que adotou um tom 'bufão' e influenciou quase todas as séries da época....A série também durou até 1968.



Em 1966 foi a vez de "Túnel do Tempo". Esta foi a série de Allen que mais impressionou ao público e aos críticos, pois mostrou claramente as habilidades de misturar ação ao vivo com as filmagens de antigos filmes ambientados na época abordada no episódio. Ironicamente também é a série de menor duração de Allen. Não porque fosse muito cara, ou não tivesse audiência, mas devido a mudanças na gerencia da rede....

Com o final das demais séries, em 1968 Irwin lança "Terra de Gigantes" (1968/70). Com indiscutível influencia de "As Viagens de Gulliver", Terra de Gigantes é a série mais cara que Allen lançou. O custo era de 250 mil dólares por episódio, astronômico para a época. E pior, não era possível aproveitar cenas de outros filmes da FOX. Para termos uma ideia, Allen mandou construir uma espécie de trator em forma de uma mão, para que os personagens fossem 'pegos' pelo gigante. E não nos esqueçamos do carretel de linha e do alfinete gigante. Todos usados em diversas cenas...


COM SÉRIES RECUSADAS...


Em 1971, Allen produziu "Cidade sob o Mar" e antes disto em 1968 "O Homem do Século 25". Ambos foram feitos com a intenção de se tornarem pilotos de novas séries, porém nenhum dos dois foi aceito. "Cidade sob o Mar" foi exibido como um filme avulso. Já "O Homem do Século 25" foi rejeitado na produção, e pode-se encontrar alguns minutos do que foi feito no Youtube (estamos enviando uma cópia junto a matéria, basta clicar e assistir. Porém não há legendas). 




RETORNA AO CINEMA...


Irwin Allen retornaria mais uma vez aos cinemas na década de 70, muitos acharam este retorno tardio, porém seu desempenho acaba surpreendendo. Ao retornar Allen quis fazer um filme grandioso, com grandes estrelas e que teria na trama, ação, emoção e drama. Em 1972 é lançado seu maior sucesso: "O Destino do Poseidon". Mas não sem alguma dificuldade. Os estúdios não queriam bancar o orçamento considerado enorme para a época: 5 milhões de dólares. 



Assim, Irwin levantou metade do dinheiro e a 20th Century FOX entrou com o resto. Resultado? O filme arrecadou 100 milhões de dólares em todo o  mundo, além de conquistar um Oscar. Outra consequência do filme foi a popularização do gênero catástrofe. 

Em 1974, Allen sai com "Inferno na Torre", desta vez com um orçamento de 14 milhões e com 3 horas de duração. O filme ganhou 3 Oscars. Mas a 20th Century FOX mudou a administração e cancelou os três filmes catástrofe planejados a seguir, e Allen saiu da empresa, indo trabalhar na Warner Bross até o fim de sua vida. 



Allen ainda produziu: "O Enxame""Dramático Reencontro no Poseidon" "O Dia em Que o Mundo Acabou", mas o cinema catástrofe já agonizava. E o que acabou de vez com Allen foi por incrível que pareça o surgimento de outros cineastas com novas ideias, entre eles.....George Lucas (!). Alguns dizem que Allen não conseguia entender como um filme como 'Star Wars' sem estrelas e sem história de amor, podia atrair um publico tão fervoroso....

Depois disto, Allen retornou esporadicamente a TV com minisséries e com a série "A Familia Robinson". Allen faleceu em 02 de novembro de 1991, mas sua morte foi ofuscada pela de outro produtor e roteirista consagrado: Gene Roddenbarry....


UM FATO CURIOSO...


Gene Roddenbarry procurou a CBS e a ABC para oferecer uma série de sua criação. A série era "Star Trek", mesmo demonstrando algum interesse os dois estúdios recusaram a proposta. Mas tarde Gene descobriu que os estúdios já tinham seus próprios projetos para uma série de ficção cientifica. A CBS tinha "Perdidos no Espaço" e a ABC "Viagem ao Fundo do Mar", ambas de Irwin Allen.....

O 'carma' é realmente uma droga!





Nenhum comentário