Header Ads

Seo Services

RELEMBRANDO: CINEMA, BLACKSPLOITATION E SHAFT!!!


Quando o filme "Pantera Negra" foi lançado, houve um grande 'barulho' por ser um filme com elenco majoritariamente negro, o que seria uma grande novidade. Só que as coisas não são exatamente assim...No passado já foram feitos filmes do tipo e o 'RELEMBRANDO' faz questão de trazer aoconhecimento de todos este fato...esquecido. 


BLAXPLOITATION 



Já na década de 70, e mesmo antes, havia um movimento neste sentido: era a chamada "blaxploitation" ou "blacksploitation". A palavra é resultado da junção de Black (negro) + Exploitation (exploração). O movimento consistia na produção de filmes, cujo o elenco seria inteiramente negro ou pelo menos em sua maioria. Os roteiristas e diretores também seriam negros. 

Agora, o que talvez você não saiba, é que algo semelhante já havia sido testado antes, entre 1910 e 1952, eram chamados de "Race Films" (filmes de 'raça'). Este primeiro movimento também incluía a musica, que era chamada de "Race Music". Como na década de 50 começou a ser incorreto usar-se estes termos, houve mudança: a musica passou a ser chamada "Rythm and Blues"...Já o termo 'race films' foi abandonado...assim como os atores e diretores negros. 

Dentro do período da 'blacksploitation' foram produzidos pelo menos 500 filmes! Que, logicamente, foram esquecidos pelos críticos de cinema por se tratarem de 'filmes de minorias'. Somente na década de 80 os filmes voltariam a aparecer e se voltaria a falar no assunto...

Claro que não se produziu apenas bons filmes, mas com o tempo alguns atores e diretores começaram a se destacar. Entre os atores podemos citar: Pam Grier que se consagrou com o filme "Coffy"; o campeão de caratê Jim Kelly, que trabalhou com Bruce Lee em "Operação Dragão"Richard Roundtree que estreou o filme objeto de nosso post:  SHAFT.













Shaft...


Não sei se vocês sabem, mas o personagem 'Shaft'  saiu diretamente de um livro, com mesmo titulo, que foi escrito pelo roteirista do filme Ernest Tidyman, em 1970. Mas, os livros não pararam no primeiro. Foram escritos mais seis pelo autor original e um após sua morte. 

Os livros são os seguintes: Shaft (1970); Shaft entre os judeus (1972); A Grande Cartada de Shaft (1972); Shaft 'esta com a bola' (1973); Adeus, Sr Shaft (1973); Shaft: Carnaval de Assassinos (1974); O último Shaft (1975) e A Vingança de Shaft, escrito em 2016 por David F. Walker. 

Da mesma forma que os livros, o filme "Shaft" de 1971, também teve continuações; "A Grande Cartada de Shaft" (1972) e "Shaft na Africa" (1973). 


Ai vocês dizem: "Espere aí! E o filme "Shaft" de 2000, com Samuel L Jackson?", Bem, este não se trata de uma continuação, já que o filme tem como protagonista um sobrinho do Shaft original. Inclusive o próprio Shaft da década de 70 aparece no filme...E repete a atuação no filme "Shaft" (estrelado por Jessie T. Ucher)lançado em 2019. Mas, os produtores optaram por fazer uma comédia policial e o resultado foi negativo nas bilheterias...


Tres gerações de Shaft. Da direita para esquerda: Shaft (Roundtree), seu sobrinho (Jackson) e seu sobrinho neto (Ucher).

Após o filme de 1973, o personagem Shaft foi para a televisão, numa série que foi ao ar pela CBS entre 1973 e 1974. E com o ator Roundtree.

O personagem (de 70) era um detetive particular do Harlem, diferente do filme de 2000 em que Shaft (sobrinho) era um policial (pelo menos no inicio). Tanto o personagem da década de 70, quanto o dos anos 2000, enfrentavam problemas com policiais corruptos e racistas em seu trabalho, mostrando assim que em 30 anos nada mudou...  

Antes de encerrarmos não podemos, de forma alguma, esquecer da musica tema do filme, que talvez seja mais marcante do que o próprio. 'Theme from Shaft' foi gravado por Isaac Reyes e se tornou um grande sucesso, tendo inclusive ganhado o Oscar de melhor musica em 1972...

THEME FROM "SHAFT"










Nenhum comentário