Header Ads

Seo Services

VOCÊ SABIA? Curiosidades: AGENTE 86 (Get Smart) 1965


O Agente Secreto Maxwell Smart, o agente 86 (interpretado por Don Adams) é uma sátira ao agente secreto mais famoso de todos os tempos: James Bond, 007. O produtor Dan Melnik decidiu satirizar a "Bondmania" e produzir uma sitcom nos moldes das aventuras do agente inglês. Deste modo, Melnick se juntou a Leonard Stern e David Susskind e desenvolveram o projeto com o auxílio de Mel Brooks e Buck Henry.  Os quais tiveram cuidado até ao escolher o nome do personagem, pois "Smart", significa "esperto", e qualquer um que já viu a serie sabe que este não é um de seus pontos fortes. Embora, invariavelmente ele resolva as situações em que se envolve (sempre auxiliado por sua inseparável parceira Agente 99. E não, o nome da agente 99 nunca foi revelado). A agente 99 era interpretada por Barbara Feldon, uma modelo que ficou famosa com um comercial da Revlon e por vencer um show de TV no qual respondia a perguntas sobre a vida e a obra de William Shakespeare. Já o "86", veio do número-código que os barmans utilizavam para se referir aos clientes que enchiam a cara. 


Assim como James Bond, Maxwell Smart também tinha uma serie de exêntricos aparatos, em seu carro e de uso pessoal. O aparellho mais conhecido é o "sapatofone" (que de vez em quando quebrava, inadvertidamente). Em sua casa ele tinha a parede invisivel (até para ele proprio), além de uma rede de segurança. Para manter as conversas com o chefe sigilosas, ele sempre solicitava a utilização de um aparelho de segurança, conhecido de todos nós: O Cone do Silêncio. Seu chefe sempre protestava porque o aparelho apresentava um pequeno problema: quem estava dentro não ouvia nada, mas quem estava fora ouvia tudo em claro e bom som!!
No veiculo o aparato mais utilizado foi o acento ejetável que na maioria das vezes foi utilizado em seu chefe ( atirando-o para fora do veiculo). Mas, o carro também tinha bomba de fumaça, e oleo para jogar na pista (sempre utilizados de forma incorreta por Smart).
No elenco de apoio, também haviam personagens inesqueciveis:

  • Agente 13 (Dave Ketchum) - agente que se disfarçava de objetos inusitados como: caixas de correio; sofas; freesers, cofres de rodoviaria, etc. Ocasionalmente, apareceram outros, como: o Agente 44 e o Agente 34, com essa mesma "função".
  • Hyme (Dick Gautier) - o primeiro agente androide em uma serie de TV. Hyme andava com Smart por ter se afeiçoado a ele. O unico que o tratava com respeito.
  • Agente Larabee (Robert Karvelas) - agente de raciocionio lento e totalmente incompetente, que é secretario do chefe.

Os vilões tambem remetem a Bond:

  • Mr Garra - parodia direta do satanico doutor No. So que ele sempre trocava algumas letras ao falar, por esta razão Smart sempre entedia ele falar "Gala" e não "Garra". Ao que o vilão respondia: "É Gala. Gala. Não Gala!"

A primeira temporada foi gravada em preto e branco....


Em 1995, a FOX tentou reformular o seriado Agente 86 colocando Smart (agora chefe do Controle) e 99 (trabalhando no Congresso) ao lado de dois novos personagens – o filho Zach e a sensual agente 66. O resultado foi um fracasso total e a série foi cancelada depois de apenas sete episódios. 

Agente 86 durou cinco (5) temporadas (1965 a 1970), ganhando sete (7) prêmios Emmy, dois (2) para seriado cômico e três (3) para Don Adams. Foram produzidos 138 episódios de duração média de 30 minutos minutos. Houve ainda um filme para cinema em 1980, chamado "The Nude Bomb" (A Bomba que Desnuda). O filme desapontou nas bilheterias e apenas uma década depois haveria um novo retorno a série, com o lançamento em 1989 de "Get Smart, Again!" (Agente 86, De Novo?), filme de TV da ABC.

No ano de 2008, foi lançado o filme homônimo inspirado no seriado. Os protagonistas são Steve Carell e Anne Hathaway e houve participação dos produtores originais Buck Henry e Mel Brooks. 

No Brasil, a série Agente 86 foi apresentada inicialmente em 1966, aos sábados à noite, pela TV Record, com versões realizadas pela Cinecastro RJ/SP (primeira temporada), AIC/SP (segunda, terceira e quarta temporada) e Herbert Richers/RJ (quinta temporada).

Depois disso a série foi reprisada pela TV Bandeirantes em 1971. Chegou à Rede Globo em 1974 onde ficou por quatro anos na programação da emissora e voltou a Band em 1981 sendo exibida por cinco anos consecutivos e em 1988. Na Rede TV em 2009

Anos mais tarde foi mostrada pelo Canal 21, canal por assinatura Multishow e atualmente na Rede Brasil.

Contribuição: Paulo Cirino


Nenhum comentário