Header Ads

Seo Services

ALEX RIDER - FINALMENTE UMA SÉRIE BOA...E COM ADOLESCENTES!


Sim, "ALEX RIDER" prova que é possível unir adolescentes e uma boa história. E uma história no estilo Bond. A série esta sendo exibida na Europa pelo canal streaming AMAZON, mas em nosso lado do mundo parece que será exibida pela SONY (pois já esta disponibilizando trailers), mas pode ser que também fique disponível no AMAZON...

Talvez muitos já conheçam o personagem, os mais sortudos por terem lido algum dos livros escritos por Anthony Horowitz, que já completam 14 exemplares (o primeiro saiu em 2000)! A informação que temos é que foram publicados no Brasil os três primeiros: "Stormbreaker"; "Point Blanc" e "Chave Esqueleto" (Skeleton Key).



Já os que tem menos sorte, podem tê-lo conhecido do filme "ALEX RIDER CONTRA O TEMPO", disponível no AMAZON, que é um filme horrível, caricato e com um roteiro raso e mal explicado. O vilão Darrius Sayle é representado por Mickey Rourke, que faz um papel canastrão e sem sentido, com uma motivação ridícula. Alex é representado pelo ator Alex Pettyfer ("Eu Sou o Numero Quatro") e Alicia Silverstone enterra sua carreira de vez como Jack Starbright, governanta de Alex...



Não li nenhum dos livros do personagem, assim não sei dizer se o livro tem o mesmo tom do filme, que até tenta ser uma paródia dos filmes de agentes secretos sem sucesso...Mas tive sorte, não conheci o personagem pelos livros e nem pelo filme e sim pela série "ALEX RIDER"


ALEX RIDER - A SÉRIE



Como o primeiro livro foi adaptado para os cinemas, os produtores da série optaram pelo segundo  "POINT BLANC". Os que assistiram ao filme notarão que há bastante semelhança entre o inicio da série e o inicio do filme. Isto ocorre, porque a série precisava apresentar o personagem ao publico que ainda não o conhecia, assim pegaram a parte da introdução do primeiro livro e a fundiram com a segunda aventura... 

E quando você assiste ao filme e depois a série, você chega a mesma conclusão que eu: melhor deixar filmes de espionagens com quem entende - os ingleses! 


É impressionante como o mesmo material (pelo menos de introdução) pode ser apresentado de forma tão diferente! Mas, aqui cabe um detalhe: o cinema impôs um ritmo quase alucinante, com o objetivo de desviar a atenção do roteiro raso. Já a série tem um outro ritmo, não só para dar mais consistência e profundidade ao personagem, mas também por ter um orçamento mais modesto, o que não significa uma produção pobre. 

A história se inicia com o tio de Alex: Ian Rider em ação. O cinema também tem o mesmo começo, porém coloca Ian como um super agente, que sai explodindo coisas e pessoas, saindo em alta velocidade pelas ruas da cidade, com vilões atirando nele em perseguição e escapando em um carrão esportivo....Já a série é mais 'pé no chão',  mostra Ian em uma situação quase normal (ele trabalha com espionagem!) com o mesmo resultado do filme: sua morte!


A morte de Ian é o 'ponta pé inicial' nas aventuras de Alex. Alex já havia perdido os pais em um acidente de carro quando ainda era criança (há algo de suspeito no 'acidente', embora Alex não saiba) e havia sido criado por este tio. Mesmo sendo uma pessoa um tanto ausente (devido a seu trabalho em um "banco"), o tio era importante para Alex.

A morte do tio abala Alex, mas a forma como se alega que morreu provoca suspeita nele...Isto leva Alex a descobrir não só que o tio morreu de uma forma totalmente diferente de um acidente de carro, como também que era um agente de uma organização ligada ao MI6 (o serviço secreto britânico).

Esta habilidade de descobrir o que realmente estava acontecendo, chama a atenção de Alan Blunt, um dos diretores da tal organização que tem um caráter um tanto duvidoso. Alan e uma certa Sra. Jones, tentam recrutar Alex que se recusa a trabalhar para a organização. Porém, o Sr Alan não aceita um 'não' como resposta e faz pressão para que ele mude de ideia. Manda deportar a governanta de Alex , Jack Starbright, e ameaça mandá-lo para um lar adotivo já que tanto seus pais quanto seu tio estavam mortos...


Mas, ai você se pergunta: "Como o MI6 vai recrutar um garoto para uma agência de espionagem?" - Bem, acontece que sem Alex saber, seu tio o treinou desde criança em algumas técnicas de espionagem, também o obrigou a praticar artes marciais e vários esportes radicais que serviram para prepará-lo para o 'serviço' (era para ser no futuro, é claro).


No correr dos episódios você percebe a aplicação deste treinamento (e Alex o faz, sem perceber!). Mas, a série não se limita a mostrar Alex 'em ação' para salvar o mundo, também mostra a vida cotidiana de qualquer adolescente normal, suas inseguranças, interesses amorosos, seu melhor amigo (infelizmente pouco aproveitado, mas ótimo quando aparece). Provando assim, que é possível fazer uma série em torno de um adolescente, sem cair naqueles clichês cotidianos das séries americanas...


Outra diferença dos cinemas são as 'bugigangas'...Nos referimos aqueles aparelhos maravilhosos que os agentes recebem para cumprir suas missões. No filme do cinema, Alex usa um ioiô que faz milagres (além de outros objetos), mas na série o único aparelho que Alex recebe...não funciona!!! O que provoca a necessidade dele improvisar e melhorar o personagem! 

Como ocorre na maioria das séries britânicas, a primeira temporada tem apenas 7 episódios, mas ao que parece acertou em cheio, pois já foi renovada sem ainda ter sido lançada nos EUA (e por extensão no Brasil...). Este lançamento ocorrerá em 04 de julho

A  série não é 'nota 10', porque alguns personagens poderiam ser melhor explorados, como o já citado melhor amigo de Alex: Tom Harris; a governanta Jack; a ajudante do vilão Sra Jones; o agente "Wolf". Mas, algumas questões foram levantadas sutilmente durante a temporada...

O que realmente aconteceu com os pais de Alex? Por que aparentemente o pai dele esta em uma foto com o assassino de seu tio? Por que Yassen Gregorovitch, o misterioso assassino de seu tio, salvou a vida de Alex? Quem esta por trás do assassino? E o que é a organização SCORPIA? 

Por enquanto trazemos o trailer, infelizmente ainda sem legendas, o que talvez signifique que a SONY não exibirá a série por aqui...Mas, calma! Como já dissemos a AMAZON pode fazê-lo, ou a SONY pode lançar a série mais tarde aqui no Brasil ou você pode procurar na internet que você achará a série completa....Mas, vamos ao trailer: 










Nenhum comentário