Header Ads

Seo Services

30 ANOS DE VINGADOR DO FUTURO


O VINGADOR DO FUTURO (Total Recall), agora comemorando seu trigésimo aniversário, é sem dúvida de longe o mais atrativo dos filmes do ator Arnold Schwarzenegger.
Um tira no jardim de infância e True Lies são engraçados e fáceis de apreciar, Predator e Terminator foram provavelmente os melhores filmes de ação, mas neste filme Paul Verhoeven conseguiu centralizar a mistura de compromisso temático, comentário social e humor bobo com muita competência.

Total Recall encontra o maior sucesso na dualidade de sua interpretação. Pode-se concluir razoavelmente que seus eventos são realmente reais ou apenas um sonho lúcido implantado. Talvez seja, portanto, irônico que o próprio filme tenha agora desenvolvido a mesma dualidade em sua recepção, sendo que alguns o consideram um clássico de ficção científica e outros o veem como algo superficial e extravagante. A verdade é que, é claro, em algum lugar no meio do caminho, coroando-o como talvez o filme estúpido mais inteligente de Hollywood.


Inspirado no conto de Philip K. Dick, We Can Remember It For You Wholesale, o filme atravessou o inferno do desenvolvimento por mais de uma década antes de encontrar um campeão apaixonado em Schwarzenegger. Pessoalmente, ele recrutou Verhoeven para dirigir, ao mesmo tempo em que negociava enormes poderes de veto por todo o projeto, garantindo que o produto final atraísse principalmente sua visão criativa.

A trama segue o trabalhador da construção civil Douglas Quaid, que tem um sonho recorrente sobre sua morte em Marte. Entediado com sua vida, ele visita um centro de implantes de memória e solicita uma memória de ser um agente secreto no Planeta Vermelho. No entanto, algo dá errado, pois parece que Quaid tem algumas lembranças reprimidas já escondidas. Na verdadeira moda hitchcockiana, agentes misteriosos de repente começam a perseguir Quaid, e ninguém pode ser totalmente confiável. Tudo está realmente acontecendo ou a história é o produto do mesmo implante de memória contínuo que ele solicitou?

Com o tempo, essa ideia central tornou-se cada vez mais relevante em um mundo em que a linha entre a vida real de uma pessoa comum e sua vida com curadoria em plataformas digitais se tornou cada vez mais obscura. Quaid não pode diferenciar entre suas duas personas dicotômicas da mesma maneira que os estudos mostraram que as mídias sociais geralmente podem determinar a autoestima e a percepção da verdade de uma pessoa. Filmes futuros de natureza semelhante, como Matrix, podem ter se inspirado em Total Recall - os paralelos entre Dr. Edgemar e Quaid oferecendo uma pílula vermelha para acordar do "sonho" e a mesma cena entre Morfeu e Neo também são. Impressionante ter sido uma completa coincidência?


Qualquer um que tenha visto Starship Troopers e RoboCop também conhece a propensão de Verhoeven por comentários sociais severos. Em Marte, a população mutante da classe baixa é aterrorizada e controlada por um governo colonialista que literalmente possui o ar que respira. Essa é uma analogia quase direta às estruturas coloniais e pós-coloniais existentes no mundo real, como o estado do então apartheid na África do Sul. A revelação da tecnologia que minaria a estrutura de poder existente no clímax do filme poderia ser vista como uma metáfora para a descolonização e a defesa das vozes dos oprimidos.

Por outro lado, o filme também possui uma quantidade significativa de grosseria. É ridiculamente violento; quase toda cena começa e / ou termina com um tiroteio ou briga destinado a entreter, mas prejudica uma análise mais focada dos temas centrais. Os residentes oprimidos de Venusville também são hiper-sexualizados: é estranho que quase todos os membros da resistência pareçam sair ou trabalhem em um bordel, ou por que a inclusão infame do trabalhador com tripla mama era necessária para algo que não fosse a excitação.

Total Recall apresenta as piadas hilariantes e ridículas da assinatura de Arnold, de seus próprios "Considere que um divórcio" e "Vejo você na festa, Richter!" de Richter "Vou explodir este lugar e chegar em casa a tempo de flocos de milho". Alguns segmentos são completamente ridículos - Arnold usa um turbante estranho enquanto rasga violentamente um Johnnycab irritante, tira um ridiculamente enorme dispositivo de rastreamento do nariz e o memorável se disfarça de velhinha.

Esses elementos são quase esperados em um filme de Schwarzenegger e Verhoeven. Suas sensibilidades artísticas mais reconhecíveis, embora divergentes em alguns aspectos, podem explicar a maioria dessas falhas. Coragem e sequências de luta são a mais pura destilação de um filme de Arnold, enquanto Verhoeven nunca se esquivou da sexualidade ou do exagero excessivo para obter efeitos artísticos. Embora algumas partes do filme possam ter envelhecido mal como resultado, ainda é importante considerar que essas decisões foram tomadas principalmente de acordo com um estilo específico de filme.
Por fim, a pura presença carismática de Arnold carrega esse filme por suas deficiências para fornecer um filme de ficção científica divertido e altamente recuperável. Sua estranheza e apreciação pela diversão burra provavelmente significam que provavelmente nunca será tão elogiado pela crítica quanto os clássicos de todos os tempos, como Blade Runner ou 2001: Um odisséia no espaço , mas não está tentando esse tipo de experiência de qualquer maneira. Seu conteúdo é proporcionar uma aventura selvagem e gratuita, mantida em conjunto por grandes e ousados temas de identidade, colonialismo e resistência.


O  VINGADOR DO FUTURO extreou em 1º de junho de 1990 (EUA) com direção de Paul Verhoeven e contendo no elenco nomes como Arnold Schwarzenegger, Sharon Stone, Rachel Ticotin, Michael Ironside e Dean Norris. O longa ganhou um oscar especial por seus efeitos visuais.
Sinopse: 2084. Douglas Quaid (Arnold Schwarzenegger) é um construtor e tem pesadelos recorrentes envolvendo uma viagem a Marte. Ele vai até a Rekall Inc., uma empresa que realiza implantes de memória que dão a sensação aos clientes de terem um final de semana dos sonhos. A intenção de Douglas é que seja implantada a memória de uma viagem a Marte, mas durante o processo algo sai errado. Ele perde a memória e passa a ser perseguido por assassinos, entre eles sua esposa Lori (Sharon Stone). Desorientado, Douglas descobre que na verdade chama-se Hauser e que é um agente da inteligência marciana. Em busca de respostas, ele viaja para Marte.
O vingador do futuro chegou a ter um remake de pouca expressão em 2012 com os atores Colin Farrell e Kate Beckinsale.


Nenhum comentário