Header Ads

Seo Services

MEMÓRIA NERD: ESPAÇO 1999

Depois de ter criado uma sucessão de séries de aventuras – usando bonecos e modelos – ao longo de toda a década de 60, Gerry Anderson se aventurou em novos passos na série de ficção científica UFO, que a ITV apresentou entre 1970 e 71. Seria contudo o passo seguinte que o inscreveria entre os maiores visionários das histórias sci-fi na TV. Espaço 1999 foi um projeto ousado que envolveu várias frentes de financiamento – no Reino Unido e na Itália – e apesar disso ainda ter a presença dos atores norte-americanos Martin Landau e Barbara Bain como protagonistas.

Space: 1999, conhecida no Brasil por Espaço: 1999, é uma série de televisão de ficção científica britânica dos anos 70. Teve duas temporadas de 24 episódios cada uma, concebidos por Gerry Anderson e Sylvia Anderson para a ITV. A série conta a história dos ocupantes de uma base lunar chamada Alpha, e sua viagem pelo espaço, depois que a Lua fora lançada para fora da órbita por uma explosão nuclear, ocorrida pelo acúmulo de resíduos radioativos produzidos pelos reatores nucleares na Terra.

A primeira temporada foi co-produzida pela RAI (Radio Audizioni Italiane), estatal italiana de rádio e televisão.
Espaço: 1999 foi a primeira tentativa, desde o final de Star Trek, em 1969, de produzir uma série de ficção científica semanal em grande escala, e extraiu inspiração visual (e a perícia técnica) do clássico de Stanley Kubrick 2001: Uma Odisséia no Espaço.

O diretor de efeitos especiais, Brian Johnson, trabalhou em Thunderbirds (como Brian Johncock) e em 2001: Uma Odisséia no Espaço. Muito do projeto visual para Espaço: 1999 foi planejado originalmente para uma segunda série de UFO, que caracterizasse uma base lunar expandida. Com efeitos especiais considerados muito bons para a época, a série caracterizou-se por ser muito bem projetada e por produzir modelos em escala, incluindo a Águia, um veículo de transporte entre a Terra e a Lua. Os trajes para a primeira temporada foram desenhados por Rudi Gernreich.

O tema musical da primeira temporada foi composto por Barry Gray. A série estreou em 1975, embora o primeiro episódio tivesse sido filmado realmente em 1973. A ação foi filmada nos estúdios Pinewood e os efeitos especiais, nos Estúdios Bray.

Elenco:
Comandante John Koenig ……………… Martin Landau
Doutora Helena Russell …………………… Barbara Bain
Professor Victor Bergman ……………….. Barry Morse
Paul Morrow…………………………….. Prentis Hancock
Alan Carter……………………………………….. Nick Tate
David Kano ………………………………….. Clifton Jones
Sandra Benes ……………………………… Zienia Merton
Doutor Bob Mathias ………………………. Anton Phillips
Tanya Alexander……………………….. Suzanne Roquette

 

Nenhum comentário