Header Ads

Seo Services

Palpite: Anote aí: Vingadores 4 vai se chamar Avengers Forever em alusão à saga homônima

Já faz algum tempo que as evidências vêm aparecendo, e o HQRock já cantou a bola mais de uma vez: a trama de Vingadores 4 trará viagens no tempo. E agora, imagens dos sets de gravação simplesmente comprovam a teoria. O JustJared divulgou uma longa sequência de fotografias de uma gravação do filme, em Atlanta, Georgia, na qual os atores Chris Evans (Capitão América), Robert Downey Jr. (Homem de Ferro), Mark Ruffalo (Hulk) e Paul Rudd (Homem-Formiga ou Gigante) contracenam juntos e confirmam os velhos rumores.

avengers 4 set-photos-january-10-12Nas imagens, podemos ver o grupo reunido conversando e se dirigindo a algum lugar, em meio ao que deve ser uma batalha, pois há fumaça, destroços e circunferências especiais dispostas ao longo do corpo dos atores, o que sugere que seus movimentos estão sendo captados para também serem substituídos por imagens digitais quando necessário. (O que geralmente é feito em complexas cenas de ação que misturem elementos físicos e gráficos). Há também duas pequenas curiosidades: Ruffalo usa a roupa de captação de movimentos que o substitui pelo Hulk no filme finalizado; e Downey Jr. usa um uniforme da SHIELD e não sua armadura do Homem de Ferro. E por quê? Isso provavelmente só saberemos em 2019.

Mas e a viagem no tempo? Bem, as evidências já aparecem há tempos. Bem no início de novembro passado, o mesmo JustJared divulgou imagens da gravação de uma cena que reprisava o momento em que os Vingadores (à paisana) cortejam Thor, que leva seu irmão Loki de volta a Asgard no final de Os Vingadores. Na semana seguinte, apareceram grandes evidências de que personagens mortos nos filmes – o agente Jasper Sitwell (que morreu em Capitão América – O Soldado Invernal) e o vilão Ossos Cruzados (falecido em Capitão América – Guerra Civil) – também estavam no set de filmagens na figura de seus atores: Maximiliano Hernandéz e Frank Grillo, respectivamente.

avengers 4 set-photos-january-10-04Algumas outras sugestões vinham surgindo aqui e ali, e agora, nas imagens divulgadas ontem, vemos Steve Rogers usando o uniforme do Capitão América que usou apenas em Os Vingadores. Isso por si só já é uma evidência de volta ao tempo. Outro elemento, é que Rogers está sem barba e ao lado do Homem-Formiga, que só interagiu com os Vingadores após os eventos de Vingadores – Era de Ultron e só se engajou na equipe, efetivamente, no time de “foras da lei” do Capitão em Guerra Civil.

avengers 4 set-photos-january-10-33Não poderia ser apenas Rogers resgatando seu velho uniforme? Não, porque há outros elementos problematizadores: na cena em que estão gravado, tanto o Capitão, quanto Stark e Scott Lang (o Homem-Formiga) usam um misterioso artefato redondo repousando na parte superior do punho que parece um relógio e é preso mediante tiras entrelaçadas nos dedos. O que ele é exatamente é um mistério, mas seu formato e posição sugere mesmo algo relacionado com o tempo.

dr-strange-psychedelic-scene
Dr. Estranho e o Olho de Agamoto.

E como o Olho de Agamoto usado pelo Doutor Estranho é a Joia do Tempo, uma das seis que formará a Manopla do Infinito que será usada por Thanos em sua tentativa de exterminar o universo, então, pode haver alguma relação. Inclusive, a viagem no tempo já foi efetivamente mostrada no Universo Marvel, quando Stephen Strange usa tal artefato na batalha final contra Dormammu, em seu filme solo.

thanos with infinity gaunlet movie version (better quality)
Thanos e a Manopla do Infinito.

Nos quadrinhos, os Vingadores possuem algumas histórias que envolvem viagens no tempo, especialmente aquelas relacionadas com o vilão Kang, o conquistador, que é um viajante do século 30 que vem ao presente especificamente para desafiar a equipe e ter uma batalha de glória. Uma das mais famosas dessas – embora não exatamente a melhor – é Avengers Forever (Vingadores para Sempre) na qual heróis de todos os tempos (passado, presente e futuro) se unem para derrotar Kang e sua própria versão futura, Immortus (e foi usada pela Marvel para pequenos reboots e consertos de erros de cronologia). A HQ foi publicada numa maxissérie de 12 capítulos, escrita por Kurt Busiek e Roger Stern e com desenhos de Carlos Pacheco e Jesus Merino, entre 1998 e 1999, celebrando os 35 anos de publicação da equipe de heróis. avengers_forever_v1__2___page_1

Outra história bastante interessante envolvendo viagens no tempo foi Perdidos no Espaço-Tempo , nas aventuras dos Vingadores da Costa Oeste (uma equipe derivada que existiu nos anos 1980) escrita por Steve Englehart e desenhada por Al Migrom, publicada em West Coast Avengers 17 a 24, de 1987. Na trama, os membros desta equipe são espalhados em momentos distintos do tempo e precisam encontrar uma maneira de voltar ao presente e derrotar o vilão.

West_Coast_Avengers_Vol_2_17
Viagens no tempo e complexidade temática.

Contudo, tendo em vista o que esta se delineando até aqui nas gravações do misterioso (e sem título oficial) Vingadores 4 é justamente uma mistura das duas tramas. Então, é bastante possível que o titulo do filme seja justamente AVENGERS FOREVER e que a trama será mais ou menos essa: Thanos vai ganhar a batalha e matar vários membros importantes (o Capitão América será um deles com certeza). Mas de algum modo, o Doutor Estranho vai conseguir usar a energia do Olho de Agamoto para enviar alguns Vingadores para o passado recente – provavelmente, o momento de união do time e/ou após a vitória contra Loki e os Chitauri que deram início a toda a trama das Joias do Infinito e o envolvimento de Thanos com a Terra – para que possam se unir novamente e, do passado, impedir a vitória do titã louco.

Assim, essa cena flagrada pelo JustJared sugere que o Capitão América que vemos é aquele de 2012 e não sua contraparte do presente (Vingadores – Guerra Infinita e o 4 [Para Sempre] provavelmente se passarão em 2018). E está acompanhado do Homem-Formiga e Tony Stark do presente e não daquele tempo. O Hulk em cena é uma incógnita.

É quase impossível que a Marvel vá brincar com viagens no tempo sem cair na tentação de ações reparatórias e mudança de status quo, então, pode esperar que alguns eventos da atual cronologia dos Vingadores no cinema serão apagados. Só torço para que não apaguem tudo: uma maneira de impedir Thanos é simplesmente evitar que Loki lhe faça a proposta de emprestar o Cajado com a Joia da Mente (hoje na testa do Visão) e o exército de Chitauris para que invada e domine a Terra, em troca de lhe entregar o poderoso Tesseract. Sem isso, talvez, Thanos não se envolvesse com a Terra, pois quando os Vingadores ganharam a Batalha de Nova York o titã louco perdeu tanto um quanto o outro (embora esta trama não o impedisse de continuar a busca pelas Joias do Infinito que o próprio interesse no Tesseract já sugere).

Espero que isso não seja feito, pois embora permitisse o Universo Marvel recomeçar quase do zero nos cinemas – e Hollywood adora um reboot – cimenta o caminho da repetição, em vez de apontar para o futuro (veja o que foi feito com o Homem-Aranha e seus reboots…).

Também é possível que a Marvel decida mudar só algumas pequenas coisas e seguir em frente. Mas independente de futurologia, as evidências sugerem mesmo que Vingadores 4 se chamará Vingadores para Sempre e que as viagens no tempo serão o mote principal da trama. avengers-forever-02-pic1

O que você acha?

Nenhum comentário