Header Ads

Seo Services

MEMÓRIA NERD: UFO, A SÉRIE (1970)

Agora, em mais este Memória Nerd quero rememorar uma daquelas séries de TV que poucos acompanharam e ainda menos Nerds se lembram. UFO (Unknow Flying Object) é essencialmente uma sigla que para nós brasileiros é OVNI, ou seja: Objeto Voador Não Identificado. Curiosamente, a série não foi rebatizada no Brasil e seguiu com o padrão americano. Mas, não se preocupe, mesmo que você não lembre dela ou sequer tenha ouvido falar de mais esta obra do Sci-Fi da década de 70, neste post vamos resgatar algumas informações e no final lhe presenteamos com o primeiro episódio da trama. Boa Leitura!

UFO foi uma série de TV britânica de ficção científica, criada por Gerry Anderson e Sylvia Anderson, produzido pelas companhias Century21 Production e Incorporated Television Company (ITC) e apresentado originalmente pela ITV, na Inglaterra, entre 16 de setembro de 1970 até 24 de julho de 1971 (posteriormente, nos E.U.A.), num total de 26 episódios de aproximadamente 50 minutos cada. No Brasil, a série estreou em 26 de outubro de 1973, uma sexta-feira, na TV Record, no horário das 21hs, substituindo a série:“Os Insociáveis” (Precursor dos trapalhões).

Gerry Anderson e Sylvia Anderson que, anteriormente, tinham feito algumas séries de grande sucesso com o uso de marionetes: Stingray, Thunderbirds e Capitão Escarlate. Eles já haviam conduzido um filme de ficção em 1969, Journey to the Far Side of the Sun, que tinha como um dos atores principais Roy Thinnes, o David Vincent da série Os Invasores. U.F.O. foi a primeira série totalmente de ação dos Anderson e, diferente do que os executivos da área televisiva imaginavam, não foi destinada às crianças e sim procurou deliberadamente uma audiência mais adulta, já que em muitos episódios são abordados temas como adultério, divórcio e uso de drogas. A premissa da série era bastante simples: num futuro distante, 1980 (temos que lembrar que a série foi produzida no início dos anos 70) a terra sofre um grande ataque por parte de uma desconhecida raça de alienígenas, cujos objetivos nunca ficaram bem claros.
Somente alguns episódios nos dão uma vaga idéia, de que o plano dos alienígenas era raptar os humanos e utilizar “alguns órgãos humanos” para fazer transplantes nos seres mais envelhecidos de sua raça e dessa maneira prolongarem suas vidas.
A principal arma que os alienígenas tinham eram os seus discos voadores, mas também tendiam a fazer uma espécie de “guerra psicológica”, criando alucinações nos seres humanos, criando dubles, manejando mentes, entre outras coisas do gênero.
Para se defender dos aliens, existe uma organização secreta chamada SHADO (Supreme Headquarters Alien Defence Organisation) operando secretamente sob a forma dissimulada dos estúdios de filmagens Straker, na Inglaterra. Chefiada pelo Comandante Ed Straker (estrelado por Ed Bishop), um ex-coronel da Força Aérea Estados Unidos e astronauta que aparece para a população como diretor executivo dos estúdios Straker.

Esta organização contava com várias pessoas para combater os extraterrestres, bem como uma base na Lua, uma rede de satélites, submarinos e os famosos interceptadores que eram naves de combate bastante parecidas com os Vipers, da série Galáctica, que carregavam um míssil somente, mas muito eficiente.

A idéia dos Anderson de ter os estúdios como base da SHADO era prática e eficaz, tanto em termos de custo para a produção pois eliminou a necessidade de se construir uma base complexa, como também para o telespectador e população geral, já que o ir e vir de veículos diferentes, equipamentos, material e pessoas eram ignorados mais facilmente por estarem associados aos “sets” de filmagem de um grande estúdio de cinema.

Elenco:
• 1.1 Comandante Ed Straker (Ed Bishop)
• 1.2 Coronel Paul Foster (Michael Billington)
• 1.3 Tenente Gay Ellis (Gabrielle Drake)
• 1.4 Coronel Alec Freeman (George Sewell)
• 1.5 General James Henderson (Grant Taylor)
• 1.6 Coronel Virginia Lake (Wanda Ventham)
• 1.7 Capitão Peter Carlin (Peter Gordeno)
• 1.8 Tenente Nina Barry (Dolores Mantez)
• 1.9 Capitão Lew Waterman (Gary Myers)
• 1.10 Tenente Keith Ford (Keith Alexander)
• 1.11 Tenente Ayshea Johnson (Ayshea Brough)
• 1.12 Dr. Doug Jackson (Vladek Sheybal)
• 1.13 Tenente Joan Harrington (Antonia Ellis)
• 1.14 Senhorita Ealand (Norma Ronald)

Em uma triste coincidência, os agentes da série Ed Bishop e Michael Billington(foto ao lado, direita e esquerda, respectivamente) morreram em junho de 2005 com apenas cinco dias de diferença entre os óbitos.

 

 

 

 

UFO 1970 – T1E01 – Identified – Identificado (Legendado em Português BR) exibido em 16 de setembro de 1970
SINOPSE:
Após 10 anos de planejamento, a SHADO entra oficialmente em operação e intercepta o seu primeiro OVNI. Um piloto alienígena é capturado e se descobre nele órgãos humanos transplantados.

Atores convidados:
Shane Rimmer e Michael Mundell

Nenhum comentário