Header Ads

Seo Services

POR TRÁS DOS QUADRINHOS: O HOMEM COISA (Man-Thing) - 1971

O Homem-Coisa é um monstro heróico da Marvel Comics. Também conhecido no Brasil como “Fera de Lama” (Editora Bloch) e “Coisa Humana” (RGE). Sua primeira aparição nos quadrinhos ocorreu na revista “Savage Tales”, com data de maio de 1971. Seus criadores foram Stan Lee, Roy Thomas e Gerry Conway (argumento) e Gray Morrow (desenhador).
O Personagem é considerado um clássico e influenciou escritores como Neil Gaiman e Nancy A. Collins, que posteriormente viriam a escrever o “Monstro do Pântano”, para a concorrente DC Comics. Mas, vale destacar o fato de que o “Homem-Coisa” fora influenciado por um velho herói dos anos 40, o “Monstro” (The Heap), que era publicado pela Hillman Periodicals (no Brasil, pela editora Aliança).

O Homem-Coisa é uma criatura empática de olhos vermelhos, porte enorme, movimentos lentos, vagamente humanóide e que vive nos pântanos da Flórida(EUA). A série é considerada um clássico de culto e influenciou escritores como Neil Gaiman e Nancy A. Collins que posteriormente viriam a escrever o Monstro do Pântano, para a DC Comics.

ORIGEM:

Theodore Sallis (Ted Sallis) era um respeitável bioquímico , natural de Omaha, Nebraska funcionário do governo (SHIELD), trabalhando em um projeto ultra secreto que pretendia duplicar o soro do supersoldado que deu origem ao Capitão América. Ted estava realizando suas pesquisas em um laboratório secreto nos pântanos de Everglades, na Florida, quando se viu vitima de um ataque da IMA (Ideias Mecanicas Avançadas) arquitetado por sua antiga namorada Ellen Brandt, que pretendia roubar sua formula secreta. Felizmente, o cientista já havia tomado a precaução de destruir suas anotações. Porém, para evitar que o supersoro caísse em mãos erradas, Ted injetou em si mesmo a única amostra da substancia que existia. Então tentou fugir de seus captores mas, sofreu um acidente de automóvel e foi lançado no pântano . O soro em seu corpo, ao invés de transforma-lo em um supersoldado, reagiu violentamente com os elementos na água, aliada às energias místicas do pântano – que mais tarde seria revelado que o local seria na verdade o “Nexo das Realidades”. Algumas horas depois, quando emergiu das águas, Sallis não era mais humano, e sim, um monstro disforme composto de lama e matéria vegetal que não possuía mais inteligência humana e que passou a ser atraído pelas emanações emocionais das criaturas vivas. E assim surgiu o Homem-Coisa.

Primeira aparição nos quadrinhos na revista “Savage Tales”, em maio de 1971

Edições Importantes:

Savage Tales #1 (1971) – No Brasil: (não publicado)
> Adventure Into Fear #10 (1972), No Brasil: Super Aventuras Marvel #17 (1983, Abril)
> Master of Kung Fu #19 (1974), No Brasil: Heróis da Tv #4 (1979 Ed. Abril)
>Marvel Premiere #28 (1976), No Brasil: ??
> Marvel Team-Up v.1 #68 (1978), No Brasil: Super Almanaque Aranha #7 (19??, RGE)
> Hulk #389 (1992), No Brasil: O Novo Incrível Hulk #140 (1995, Abril)
> Hulk #427, 428 (1995), No Brasil: Marvel 97 #3 (1997, Abril)
> Marvel Zombies 4 #1 – 4 (2009), No Brasil: Marvel Max #79 – 81 (2010, Panini)
> Punisher #11 (2010), No Brasil: Universo Marvel v.2 #7 (2010, Panini)
> Dark Avengers #10 (2009), No Brasil: Reinado Sombrio #11 (2010, Panini)
> Thunderbolts #144 (2010), No Brasil: Universo Marvel v.2 #15 (2011, Panini)

Super Poderes:

 

Super força, pode erguer algo em torno de meia tonelada
Super Regeneração e durabilidade sobre-humana. Pode ser partido ou mutilado, porém continua vivo (se estiver em contato com o pântano sua regeneração é acelerada, mas se ocorrer uma separação prolongada do pântano pode tornar-se inativo). Devido a este poder de regeneração é considerado uma criatura imortal.
Teleporte. O Homem Coisa pode se materializar em qualquer lugar através de portais criados através de sua conexão com chamado “Nexo de Todas as Realidades”. Ele é capaz de transportar a si próprio e a outros para qualquer lugar nas realidades conhecidas.
Empatia e toque ácido. Ele possui uma conexão psíquica com todos ao seu redor, porém sua pele se torna extremamente ácida para todos aqueles que sentem medo dele. E apesar de sua mentalidade reduzida, ele se tornou capaz de se comunicar de forma primitiva.

CURIOSIDADES:

o Homem-Coisa já teve um filme próprio. Produzido de maneira quase independente, em parceria entre a Marvel Entertainment e o canal SyFy, o telefilme Homem-Coisa: A Natureza do Medo (2005) – Sinopse: O jovem xerife Kyle Williams chega a uma localidade pantanosa, onde estão ocorrendo diversos desaparecimentos de pessoas, sendo que ele próprio foi chamado para ocupar o lugar do antigo xerife, também desaparecido. Mal chega e ele já se vê envolvido em uma manifestação dos moradores contra um rico empresário que colocou máquinas que drenam o pântano, a fim de retirar petróleo. As instalações são constantemente sabotadas e Kyle vai atrás do suspeito índio Rene LaRoque. A medida que avança em suas investigações, todavia, ele percebe que está lidando com forças sobrenaturais vingativas, personificadas num monstruoso ser vegetal que um fotógrafo amalucado que está na região chama de “Homem-Coisa”. (O fotógrafo se chama Mike Ploog, nome em homenagem a um dos desenhistas de quadrinhos do personagem). E essas forças exigem sangue para compensar a violação das terras sagradas do pântano.

Neste telefilme, temos uma história de terror envolvendo uma criatura brutal no pântano da Louisiana. Ou seja, este filme apresentou uma versão bem distorcida do personagem.

Assista por sua conta e risco!

 

https://youtu.be/T4vDpAOEmcQ

O personagem também já apareceu em Ultimate Homem-Aranha e Hulk e os Agentes de SMASH. Por outro lado, Ellen Brandt, a ex-namorada de Theodore Sallis (Ted Sallis) já apareceu em Homem de Ferro 3, sem relação com o personagem e como uma agente da IMA.

Conheça o “Monstro” (The Heap) dos anos 40, que era publicado pela Hillman Periodicals.

The Heap:
Baron Eric von Emmelmann, um ás da aviação da Primeira Guerra Mundial alemão que foi abatido em 1918 sobre um pântano polonês. Através das décadas seu corpo deteriorado e misturado com a vegetação ao seu redor, tornando-se um, até que finalmente surgiu a partir da lama durante os primeiros anos da Segunda Guerra Mundial como The Heap.

CONVITE!

Se você aprecia este tipo de postagem, lhe convido a se juntar ao nosso GRUPO no facebook que é dedicado a compartilhar curiosidades e imagens do passado antigo ou mesmo mais recente, desde que sejam curiosas e que nos tragam boas memórias.

 JUNTE-SE A NÓS: MEMÓRIA NERD

 

Nenhum comentário