Header Ads

Seo Services

James Gunn crítica a mania atual dos Universos Compartilhados nos Cinemas

por Thiago Germano

James Gunn, diretor do sucesso Guardiões da Galáxia e já confirmado na continuação, criticou em sua página oficial no Facebook a "mania" do estilo universos compartilhados que vem tomando conta das grandes franquias do cinema, como faz a Marvel e os anunciados multi-versos com os heróis da DC Comics e de monstros da Universal.

"Ouçam, eu amo universos compartilhados, assim como as grandes franquias. Mas estou um pouco preocupado com grande número de universos criados pelos estúdios ultimamente, sem ter uma base forte para se espelhar, ou em alguns casos, sem nenhuma base para se espelhar. Star Wars teve o primeiro Star Wars, o universo Marvel teve o primeiro Homem de Ferro, a saga do Cavaleiros das Trevas teve Batman Begins, e até mesmo filmes como Transformers e Crepúsculo - esses eram filmes adorados pela audiência, e o público queria ver mais desses personagens. Agora, os estúdios estão tentando plantar árvores sem ter uma semente forte. Executivos, produtores e até mesmo diretores estão focando em um quadro maior, sem aperfeiçoar a simples tarefa na frente deles - fazer um bom filme. E os estúdios estão tentando criar franquias a partir de filmes inexistentes ou sucessos medianos. É como se eles não estivessem mais levando a audiência em conta".

O cineasta ainda valorizou a ideia inicial de seus colegas, mas reforçou sua preocupação. "Eu sei que George Lucas, Kevin Feige, Jon Fraveau, etc, tiveram ideias onde seus filmes poderiam potencialmente chegar ao sucesso, mas acho que nunca ficaram no caminho desse filme ser feito como se fosse o último. Seria algo que as pessoas amariam mesmo que não tivesse uma sequência. Em suma, penso que este novo modelo de negócios é falho. Os estúdios e diretores deveriam, sim, se preocupar com um quadro maior, mas nunca colocar isso [a franquia] na frente de se fazer um único ótimo filme. Seja um pouco mais experimental e veja se isso funciona ao invés de forçar um sucesso".

Gunn retorna para o seu universo compartilhado em Guardiões da Galáxia 2, que estreia em 28 de julho de 2017.

Nenhum comentário