Header Ads

Seo Services

Batman de Tim Burton - 25 anos | 10 coisas que Você não sabia sobre o Filme



Em 23 de junho de 1989 estreava Batman, dirigido por Tim Burton. Era o 50 º aniversário do personagem não poderia ser na melhor época onde Warner criou uma verdadeira bat-mania, especialmente nos EUA, e mudou a imagem do personagem tinha sido criado desde seriado camp dos anos 60, estrelado por Adam West. No entanto, existem muitas coisas nesta produção que você ficaria surpreso. Reunimos para você, 10 das mais interessantes:



1 ORIGEM DO FILME: 

Se alguém pensa que a Warner simplesmente percebeu que Batman tinha um grande potencial para um filme e decidiu faze-lo, você está redondamente enganado. Na verdade, eles venderam os direitos para Michael E. Uslan, um homem obcecado em ver uma versão longe da imagem ridícula que foi introduzida após a série de 66. Vice-presidente da DC Comics, Sol Harrison, disse para  Uslan não desperdiçar seu dinheiro, que Batman não interessava a ninguém. Restante dos conselhos eram ainda piores. O próprio pai dele comentou que seus filhos e netos teriam que comer quadrinhos para sobreviver.


2 PROCURANDO UM DIRETOR.

Embora os direitos tenham sido obtidos em 3 de outubro de 1979, o processo para a estréia do filme levou 10 anos. Inicialmente, pensou-se em 1980, mas continuou dança dos diretores interessados e envolvidos como Joe Dante (Gremlins) e Ivan Reitman (Caça Fantasmas), com tempo correndo contra Uslan, cada vez mais sem condições de segurar os direitos. Porém dois fatos incríveis aconteceram no ano de 1986 que alinharam definitivamente o caminho do Homem-Morcego para os cinemas, em fevereiro daquele ano era lançado a minissérie Dark Knight Returns de Frank Miller resgatando toda atmosfera dark de Batman, fortalecido pelos trabalhos de Neal Adams nos anos 70. E Tim Burton, que tinha em seu curto currículo Frankeenweenie e The Big Adventure Pee Wee. Porém, o sucesso de Os Fantasmas Se Divertem, deu a luz verde necessária para início do projeto.



 3.Tinha que ser um BATMAN DARK... OU NADA:

Embora Burton dissesse publicamente que ele nunca lera uma história em quadrinhos do Batman, se tivesse que recorrer aos velhos quadrinhos para cumprir a condição essencial para fazer o filme. Perceberia que seu desejo de um Batman mais dark e sombrio tinha ver com o que  acontecia naquele ano de 86 nos quadrinhos. Com rumores estranhos de Eddie Murphy para Robin, que não eram verdadeiros, ainda bem. Burton rodou o filme em apenas 12 semanas, com roteiro de Sam Ham e Warren Skaaren .



4. Gotham City:

Se algo precisa dar méritos para Burton é a sua Gotham City. No entanto, a única referência para o surgimento da cidade era uma linha no script: " Gotham City ... como se o inferno tivesse quebrado e brotasse sob a terra" . O desenhista de produção Anton Furst tomou isso como uma Nova York sem zoneamento, e foi inspirado por diferentes arquitetos, incluindo Gaud, acabou dando uma ar atemporal para Gotham como queria Burton. Graças aos ajustes bem-sucedido de Furst e o Pinewood Studios, a Gotham do filme até hoje é um verdadeiro deleite aos fãs.


5.ELEIÇÃO de Bruce Wayne/Batman:

Embora o script descrevesse Bruce Wayne como alguém com músculos de aço, o protagonista escolhido foi comediante Michael Keaton . Não só Bob Kane detestou, como mais de 50.000 pessoas que escreveram a DC mostrando sua raiva. A conta das queixas que tiveram com a eleição, lembra bastante de como foi a escolha atual de Affleck. Burton refutou ao dizer que Keaton era um bom ator, para enganar sua verdadeira altura e falta de musculatura foi criado uniforme-armadura. Burton focou no desenvolvimento de Bruce Wayne, tentando profundar atuação de Keaton, algo que virou verdadeira obsessão do diretor para que as pessoas acreditassem que ele era o Batman. Apesar de Keaton não ridicularizar, acabou sendo Batman bem apagado, nesse ponto realmente belo uniforme acabou salvando o filme.



6. ESCOLHA DO PALHAÇO:

Jack Nicholson foi a primeira escolha dos anos 80 que Uslan queria ao ver o anúncio de O Iluminado, mas o ator decidiu não aceitar o papel. A Warner prometeu porcentagem bem gorda nas bilheterias, além de dizer que Robin Williams tinha aceitado o papel de ser Coringa no lugar dele, ele lógico mudou de ideia e aceitou prontamente. Quando Williams percebeu que foi usado apenas como isca, ficou chateado, assim decidiu não trabalhar mais na Warner, por isso recusou o papel de Charada em Batman Eternamente. Outros atores foram mencionados para o papel do Coringa, no caso David Bowie e William Dafoe .


 7. VICKY VALE:

Para este papel, todas as atrizes daquele momento foram sondadas, de Sigourney Weaver até Michelle Pfeiffer (que foi preterida no papel pois na época namorava Keaton) . A primeira escolha foi Sean Young, mas devido a um acidente a cavalo, ela acabou sendo substituída. Assim, o papel foi para o símbolo sexual da época, Kim Basinger. A Sean Young tentou novamente em Batman: O Returno vestida como Mulher-Gato em programa de tv para chamar atenção do diretor, mas Tim Burton não quis aceitá-la pro papel.


8. Participações:

Este filme quase teve uma das mais ilustres participações, pois o criador Bob Kane, se bem que Bill Finger tem grande parcela na criação do personagem, faria uma ponta mas na época acabou ficando doente.  Sua participação se limitou a um desenho dele feito especialmente para uma cena do filme. Vale ressaltar que Adam West tinha, aos 60 anos, um grande otimismo de ser Batman novamente nesse filme. Nem sequer ofereceram uma participação especial para ele. 



 9. MÚSICA:

Nos anos 80, a música no cinema era algo muito importante, pois ajudavam na divulgação da produção para os jovens através de rádios e clipes de tv. Para  trilha sonora, Danny Elfman criou um tema que virou marca do personagem durante os anos 80 e 90. Para as músicas, eles queriam Michael Jackson, que era fã confesso do personagem, porém devido aos acordos de que as músicas criadas seriam copyright da Warner, Jackson recusou. Então por desforra, entregaram essa tarefa ao aruqi-inimigo dele - Prince. E este fez as músicas em apenas seis semanas. Embora os fãs ficassem horrorizados com a música Batdance, ela foi um estouro na época ficando por um longo tempo top #1 das rádios e os discos vendiam que nem água. 



10. Números:

Com um orçamento de US $ 35 milhões, o lançamento superou as expectativas mais incríveis, sendo o filme de maior bilheteria de 1989 nos EUA, com 251 milhões dólares, e 411 em todo o mundo (em caixa em todo o mundo ganhou até do Indiana Jones e Última Cruzada , com 474 milhões no total). Assim, Jack Nicholson, por ter direitos a porcentagem da bilheteria, saiu ganhando 60 milhões dólares, um recorde até hoje. E um trailer apenas com as cenas sem trilha ainda, mostrando várias cenas marcantes do filme, instaurando uma verdadeira ansiedade a todos para ver o filme.


Para mais informações, assista esse incrível documentário completo e legendado sobre filme:

Nenhum comentário