Header Ads

Seo Services

Guardiões da Galáxia e as referências à cultura Pop anos 80. E quantas referências!!!!

por Edgard Dantas



Muitos tinham dúvidas a respeito da nova aposta da Marvel Studios no cinema – Guardiões da Galáxia – se seria um sucesso ou não... Bem, não há mais dúvidas!! Simplesmente é um dos melhores filmes feitos pelo estúdio, e comparado, é claro com a devida proporção, ao espetacular Os Vingadores, e ao grandioso Homem de Ferro 1. Não temos muito a reclamar – Os melhores filmes deste ano até agora são, na minha opinião: Capitão América II O soldado Invernal, Guardiões da Galáxia, X-Men Dias de um Futuro Esquecido, e O Espetacular Homem-Aranha 2. Considerando que X-Men e Homem-Aranha não são gerenciados pela Marvel Studios, por questões jurídicas, é um grande feito.

Independente disto, este post vai falar sobre as muitas referências Pop encontradas em Guardiões da Galáxia – E não são poucas!! Vamos lá.

1º – Cena prólogo do filme: A sequência onde Peter Quill está no Hospital onde a mãe dele morreu é triste, mas o que nos interessa é a continuação da cena, onde ele é abduzido por uma nave. Vocês podem estranhar, mas identifiquei no ambiente fora do hospital - aquele ar todo, enfim, o clima - e lembrei imediatamente de E.T. O Extraterrestre ou de Contatos Imediatos do 3º Grau. Achei muito legal, considerando que o enquadramento da cena lembrava muito estes dois clássicos.

E.T. o extra-terrestre. 
2º – A abertura depois do logo da Marvel Studios: A sequência a seguir onde um Peter Quill mais velho faz uma exploração em um ambiente destruído em um planeta procurando algo, é uma clara homenagem às introduções dos filmes de Indiana Jones, particularmente Os Caçadores da Arca Perdida, mas com um toque cômico que me lembrou, nas devidas proporções, Gene Kelly em Dançando na Chuva... A música contribui muito com isso!!!

Indiana Jones!!!
Genne Kelly!!! 
3º – A prisão: Vendo Quill espancado com a música tocando ao fundo e o banho lembrei de Fuga de Alcatraz e, principalmente, o primeiro filme da série Rambo – confesso, este filme até hoje é o melhor dele, por ter estória, rsrsrs.

Primeiro Rambo.
Guardiões da Galáxia. Não disse??
4º - Batalha em LugarNenhum: Esta é, de todas as referências, a minha preferida!! A perseguição em naves feita por Nebula (ou Nebulosa) a Quill, Raccoon e Gamora pelo interior do crânio colossal onde é LugarNenhum lembrou-me instantaneamente da clássica sequência de voo de Han Solo e Cia. dentro do cinturão de asteroides perseguidos por Tie Fighters do filme O Império Contra-Ataca. Sem mais comentários.




5º - Yondu e o bonequinho de cristal: Pegadinha!! Quem não achou que era uma gozação com o logo da Disney?? Muito parecido com as orelhas do Mickey Mouse...Os outros adornos da cadeira dele são, no mínimo, curiosos... Interessante saber que, quando o viu pela primeira vez com o dono da loja que compraria o Orbe originalmente, vê-se uma imagem em cristal ao fundo do Tesseract. Interessante mesmo!!!

6º – Footloose e Kevin Bacon: Cara, até o ator mandou um Twitter agradecendo as citações sobre ele e o filme na aventura. Gamora eternizou a frase!!!

7º – Batalha em Xandar: Referências que vejo basicamente são de Star Wars, Sete Homens e Um Destino, e uma interessante – Yondu, cercado, usa a flecha e mata todo mundo assobiando. Esta me lembrou o Gládio, arma poderosa do filme Krull!!



8º – Peter Quill enganando Ronam: KKKK Esta cena lembrou-me a clássica sequência de Marty McFly dançando Breakdance durante os tiros que um pistoleiro dava em seus pés em De Volta Para o Futuro III. Cara, esta, sem sombra de dúvidas, já vale o filme!!!


9º – Groot: Esta é dos pós-créditos. Groot dançando Jackson 5, e Drax tomando susto... Inesquecível!!! Michael Jackson feliz!!!

10º – Howard o pato: Esta é também uma homenagem ao filme de Howard feito. Mas cá entre nós... O pato não lembra um certo Pato estabanado e briguento da Disney não??? Rrsrsrs.


Observação pertinente: em uma cena do filme, quando do interior da “loja” do Colecionador, podemos ver uma pessoa presa que lembra um dos soldados do vilão Malekith do filme “Thor – O mundo Sombrio” ... Referências aos outros filmes reforça a coesão do cine verso da Marvel. Ponto para eles!!

Bem, estas são as que reconheci. As músicas, não comentei, porque elas serão comentadas em um post futuro...

Gostaram? Tem mais dicas? Comentem, certo??

Nenhum comentário