Header Ads

Seo Services

Em setembro de 2014 os Novos 52 da DC Comics completaram 3 anos, e com ela toda uma nova continuidade do Universo DC. Mas, apesar do aniversário, muito ainda precisa ser esclarecido a respeito da história desse novo mundo criado após a saga Ponto de Ignição. Vejamos algumas das maiores questões abaixo.

ATENÇÃO: antes de prosseguir, saiba que o texto abaixo contém SPOILERS de fatos recentes da DC Comics, incluindo várias revelações feitas em edições que ainda não foram publicadas no Brasil

O CAÇADOR DE MARTE

maiores-mudancas-dos-novos-52-cacador-de-marte

Inicialmente foi estabelecido que o marciano J’onn J’onnz era um ex-membro da Liga da Justiça, que passou a fazer parte da equipe secreta Stormwatch.

Mais tarde, J’onn revelou ao Stormwatch que na verdade ele não queria ser um super-herói publicamente conhecido, e nem se unir à Liga da Justiça. Então qual era a verdade?

Pra começar, quando ele passou a fazer parte da Liga da Justiça da América, foi explicado que ele tentou unir-se à Liga da Justiça, durante os 5 anos iniciais da equipe, mas que as coisas deram errado, e ele acabou brigando com toda a equipe. E atualmente, em Justice League United (ainda inédita no Brasil), revelou-se que o Caçador de Marte enfrentou Byth, inimigo do arco atual da Liga, num episódio até então não revelado do passado da equipe.

Uma das explicações para versões tão contraditórias seria que o Caçador de Marte usou seus poderes telepáticos para apagar ou mexer nas memórias que todos têm ele, o que tornaria toda a sua história apenas… ficção.

JOVENS TITÃS

maiores-mudancas-dos-novos-52-jovens-titas

Em 2011, antes do reboot da DC, Scott Lobdell, escritor de Jovens Titãs, disse em convenções que “existiriam grupos na mitologia [da DC] que foram chamados de Jovens Titãs antes [da formação dos Novos 52].” Apesar de Dan DiDio, co-editor da DC, ter dito que a fase da dupla Marv Wolfman e George Pérez, uma das mais famosas e queridas da equipe, seria “eventualmente descartada.”

Menções à existência de versões anteriores da equipe foram feitas tanto nas edições iniciais de Jovens Titãs, como na série Batwoman. Na primeira Tim Drake comentou que a equipe atual era “a menor encarnação dos Jovens Titãs de todos os tempos”. Já na segunda, Bette Kane referiu-se a si mesma como uma ex-integrante dos Jovens Titãs.

Porém, quando encadernados de ambos os títulos foram lançados, tais referências a versões anteriores da equipe foram apagadas.

Houve ainda uma discussão em Capuz Vermelho e os Fora-da-Lei #6, na qual Asa NoturnaEstelar e Arsenal deixavam implícito que eles trabalharam juntos durante os cinco anos iniciais não totalmente revelados da continuidade atual da DC. Mas, apesar disto, recentemente Lobdell (que escreveu esta edição de Capuz Vermelho) disse que estes heróis da DC apenas “saíram juntos”, mas nunca formaram oficialmente uma equipe dos Jovens Titãs.

LOBO

maiores-mudancas-dos-novos-52-lobo

No primeiro ano dos Novos 52, o Lobo apareceu nos títulos Exterminador e Stormwatch, estabelecendo o personagem no novo universo.

Mas em 2013, a DC anunciou que aquele não era o Lobo. Que na verdade ele era um impostor, e que o verdadeiro Lobo estava atrás dele para matá-lo – algo difícil de se fazer, pois habitantes do planeta natal de Lobo podem se regenerar.

Mas foi o visual do novo Lobo que gerou muita reclamação dos fãs, já que ele tem um físico mais esguio, e foi estabelecido como um personagem bem menos nonsense que o impostor.

O novo Lobo ganhou um título próprio escrito por Cullen Bunn, e já nas primeiras páginas ele aparece matando o antigo Lobo com uma arma tão poderosa que impede até mesmo um Czarniano de regenerar-se.

MULHER GATO

maiores-mudancas-dos-novos-52-mulher-gato

Em várias histórias dos Novos 52, ficou implícito que Selina Kyle roubou sua identidade, e que seu verdadeiro nome era, possivelmente, russo (ou pelo menos que ela era identificada desta forma por bancos de dados de criminosos). Também foi revelado que ela tinha um irmão, e que cresceu num orfanato, onde aprendeu a roubar. E que devido a uma amnésia ela havia esquecido de seu irmão. 

Porém, recentemente, na série Batman Eternal, foi revelado que a Mulher Gatoé na verdade Selina Calabrese, filha de um rei do crime que inspirou sua atual ascensão como chefe da família criminosa de Gotham City. Apesar de criar uma conexão com a história de Gotham, isto não explica porque ela foi apontada como russa…

A LINHA TEMPORAL DE BATMAN E DAMIAN

maiores-mudancas-dos-novos-52-batman-e-damian

Se Bruce Wayne tinha um filho de 10 anos de idade, que ele gerou quando já era o Batman, como os outros super-heróis surgiram há apenas 5 ou 6 anos?

Tal discrepância não foi explicada até recentemente, quando Peter Tomasi, em Batman and Ra’s Al Ghul #32, surgiu com uma solução: Thalia Al Ghul usou um artefato originário de Apokolips, chamado Chaos Shard (Estilhaço do Caos, em tradução livre), para acelerar o envelhecimento do menino. Assim, durante seu primeiro ano de vida, Damian envelheceu 6 anos, graças ao uso dessa pedrinha mágica alienígena.

Portanto, Damian tem 10 anos de idade, mas não levou este tempo pra ele completar 10 anos, biologicamente falando. Santa gambiarra narrativa, Batman! :P

DÚVIDAS SOBRE ROBIN (VERMELHO?)

maiores-mudancas-dos-novos-52-robin-vermelho

Outra questão de continuidade relacionada ao Batman é a seguinte: como ele teve quatro Robins (Dick Grayson, Jason Todd, Tim Drake e Damian Wayne) em apenas 5 ou 6 anos?

Uma das respostas a ela surgiu logo no início dos Novos 52, quando foi definido que o Asa Noturna tornou-se o Robin quando tinha 16 anos, significando que ele mudou seu codinome e uniforme para virar o Asa Noturna apenas 2 anos depois, quando entrou na fase adulta.

Depois teve uma nova declaração conflitante de Scott Lobdell (sim, ele de novo), que disse numa convenção que Tim Drake, atual líder dos Jovens Titãs, nunca foi chamado de “Robin” na continuidade dos Novos 52, e sempre foi chamado de Robin Vermelho, mesmo quando era o parceiro mirim do Batman.

Isto logo gerou confusão, pois contradizia o que já fora estabelecido por outras histórias, nas quais personagens haviam se referido a ele como um ex-Robin, e até mesmo o chamaram por este nome (sem que ninguém os corrigisse). Além de vários recordatórios em diversos quadrinhos que se referiam à época em que ele foi um Robin.

O próprio Lobdell surgiu como uma explicação para a escolha do nome: Tim tornou-se o Robin depois da morte de Jason Todd, e durante seu período como Robin ele não queria “subestimar a morte de Jason usando a máscara [de Robin] antes que Bruce tivesse tempo de lidar com o assassinato do menino.”

MORTE DO SUPERMAN

maiores-mudancas-dos-novos-52-a-morte-do-superman

Esta pergunta deixou alguns fãs da DC malucos: A Morte do Supermanaconteceu ou não?

No início dos Novos 52 surgiram indícios de que o Superman morreu nas mãos de Apocalipse. Mas logo isto foi questionado por autores da DC, como Charles Soule, atual escritor de Superman/Wonder Woman.

Além disto, alguns eventos relacionados à Morte do Superman original não aconteceram na cronologia dos Novos 52, pois alguns dos personagens envolvidos ganharam novas origens que não incluem o evento.

E aí, ele morreu ou não?

Uma resposta pode ter surgido num painel de Superman #32, edição de estréia da dupla Geoff Johns e John Romita Jr. no título. Nele, enquanto vemos Clark Kent andando pelo Planeta Diário, duas primeiras páginas do jornal penduradas numa parede dizem “Superman …Morre” e “Superman Vive.” Se o Planeta Diário noticiou tais eventos, então eles aconteceram, certo?

A MORTE DO BATMAN

maiores-mudancas-dos-novos-52-a-morte-do-batman

Nas primeiras edições do Batman dentro dos Novos 52 foi mencionado o período em que Dick Grayson substituiu Bruce Wayne como Batman – uma história ocorrida durante o tempo em que acreditou-se que Bruce Wayne estava morto. Porém, sua morte ocorreu durante a Crise Final, um evento que Dan DiDio, co-editor da DC, disse que não fazia mais parte da continuidade atual da DC (para mais detalhes sobre ela, leia este artigo).

Essa morte aparente (na verdade causada por uma viagem no tempo) foi pelas mãos de Darkseid, que segundo a cronologia atual só encontrou-se com a Liga da Justiça há 5 anos atrás, e desde então não enfrentou a equipe.

Então, se Bruce Wayne não deixou de ser o Batman por um tempo, e Dick Grayson foi, como exatamente isto aconteceu?

Os créditos para a solução vão novamente para Peter Tomasi, que durante Robin Rises – arco que está atualmente sendo publicado na série Batman and Robin - revelou que Darkseid realmente enviou Bruce de volta no tempo, o que fez alguns acreditarem que ele havia morrido. Claro que nenhuma menção àCrise Final é feita, assim como nenhuma explicação sobre como Darkseid enfrentou Bruce sem que a Liga da Justiça estivesse envolvida. Mas isto confirmou que a Morte de Bruce Wayne aconteceu nos Novos 52.

LEGIÕES E LIGAS DO FUTURO

maiores-mudancas-dos-novos-52-legiao-dos-super-herois

Quando os Novos 52 foram lançados, o grupo de adolescentes do século 31 da DC, a Legião dos Super-Heróis, era não apenas parte deles como tinha seu próprio título, e uma série spin-off chamada Legião Perdida, que trouxe alguns dos membros da equipe para o presente do Universo DC.

Porém, depois de um tempo, quando ambos os títulos foram cancelados, surgiu a possibilidade de que a Legião não era do futuro dos Novos 52, mas da Terra 2 (que também ganhou um título mensal).

Paul Levitz, escritor do título da Legião, disse que a intenção dele era mesmo deixar em aberto de qual Terra era o futuro de onde ela vinha.

Depois disto a DC lançou uma nova série mensal chamada Justice League 3000, que parecia uma substituta da série da Legião. Entretanto, a série acabou revelando que sua linha temporada não era a mesma dos Novos 52, mas de uma Terra que parece fazer parte da continuidade pré-reboot, onde a dupla J.M. DeMatteis e Keith Giffen pode brincar com seus personagens favoritos.

E agora, Jeff Lemire trará a Legião de volta no título Justice League United.

Além disto, houve a aparição recente de uma outra Legião em séries da DC, o que nos leva ao primeiro lugar desta lista…

A EXISTÊNCIA PRÉ-NOVOS 52

superman-doomed-2-final-page

Nenhuma das mudanças anteriormente listadas supera a reviravolta apresentada no final do mês passado, quando a DC revelou em Superman: Doomed #2 que os heróis da continuidade pré-reboot ainda estão vivos… em algum lugar.

Ainda não está clara a natureza da revelação. Eles podem tanto ainda existir como habitantes de uma das Terras ocultas do atual Mapa do Multiverso, ou viverem numa das cidades engarrafadas da coleção de Brainiac.

O que é certo é que eles estão de volta à continuidade, e marcando presença em arcos recentes importantes – e provavelmente farão o mesmo em histórias futuras (como a já esperada “Crise” que pode ocorrer em abril de 2015).

Esta é, de longe, a maior mudança dos três anos que os Novos 52 completaram.

(Texto original de Vaneta Rogers para o Newsarama, traduzido e adaptado livremente por Rodrigo F.S. Souza)

Nenhum comentário