Header Ads

Seo Services

Crítica | Gotham S01E01

Algumas considerações sobre Gotham. Não pus spoilers significativos, mas se você prefere assistir primeiro antes de ler qualquer coisa sobre a série, volte depois.

Uma coisa que confere ressonância à morte dos Wayne, e à decisão do garoto Bruce de enfrentar TODO o crime, é o fato do assassinato dos pais dele ter sido um crime aleatório, um assalto que poderia ter acontecido a qualquer um. A partir do momento em que é colocado que houve uma conspiração misteriosa para matar os Wayne, ou algo que o valha, muito dessa ressonância se perde, pois o Batman ganha UM inimigo para derrotar, UMA vingança para realizar, e não uma causa maior do que si mesmo. Se esse for mesmo o caminho que a serie vai tomar, e há várias indicações de que é, particularmente considero isso um demérito.

Me incomoda bastante a já esperada "síndrome de Smallville", de que já era claro que a série iria sofrer mas que poderia (e ainda pode) ser evitada. Aparentemente você não pode dobrar uma esquina em Gotham sem topar com um futuro vilão do Batman! Só nesse piloto aparecem uns cinco deles! Outra coisa: um ou outro vilão está simplesmente na idade errada! Se o Batman só vai aparecer dali a uns 20 anos, ele vai ter que espancar sexagenários!

A ambientação é muito boa. Gotham é Nova York, mas o espírito da cidade está lá, com suas ruas sombrias e decadentes e os gárgulas no topo dos prédios. Ela tem identidade própria sem parecer aquela coisa fabricada dos filmes de Tim Burton, e ainda parece mais com a Gotham estilizada dos quadrinhos do que nos filmes de Nolan. Ponto pra série!

Benjamin Mckenzie entrega um Jim Gordon bem bacana. Ao contrário de muitos haters que malharam a escalação do ator, nunca tive nenhum problema com ele ter sido ex-galã de série adolescente (o sujeito era o protagonista de The O.C). Ele faz um Gordon durão, honesto pra cacete, como deve ser, mais inexperiente e meio burro vez ou outra. Por outro lado, o piloto comete um erro CRASSO com um dos policiais mais legais do universo do Batman! Mais uma vez, tem como corrigir, mas foi foda!
O plot do programa é interessante. Nada de supervilões, supercrimes ou algo que o valha, mas um bom e velho programa sobre polícia versus máfia. Ainda assim, vai ser complicado equilibrar isso com a síndrome de Smallville, e se o foco principal continuar sendo a busca incessante pelo assassino dos Wayne, ela vai cansar rapidinho. Resta acompanhar para ver como a série se sai nesse quesito, mas estou na torcida que funciona. Eu estou na torcida.

Finalmente, a cena final de Gordon com Bruce é constrangedora. Simplesmente constrangedora!! Quase põe o piloto inteiro a perder. Lembra como eles sempre punham o Clark com a jaqueta vermelha e a camisa azul por baixo em Smallville, e o Lex sempre insinuando o vilão que seria, como se a gente precisasse ser lembrados a cada cinco minutos que eles seriam o Superman e Luthor? Essa cena é pior...

Enfim, bom episódio. Nada espetacular, mas deu vontade de continuar acompanhando, o que é exatamente o que um piloto de série precisa conseguir.

Nenhum comentário