Header Ads

Seo Services

Soldado Invernal: O fantástico Arco que revolucionou as HQ's do Capitão América



É lógico que ele se recusaria a acreditar. Steve Rogers viveu relembrando um de seus piores momentos, quando se desprendeu do foguete que Zemo lançara e viu seu parceiro Bucky Barnes seguir preso ao armamento e explodir no céu do oceano ártico. Steve voltaria décadas depois achando por muito tempo que havia perdido seu amigo, porém sua memória o torturaria para sempre. Mas a afirmação se transformou em pergunta... Para sempre?



Steve, Sharon e Nick Fury discutem sobre fotos tiradas por décadas, que foram agora analisadas pelos computadores da SHIELD, mostrando um rosto comum que não envelheceu e sempre esteve presente em grandes eventos que mudaram o curso da guerra fria. O operativo suspeito era conhecido como Soldado Invernal, considerado por muitos uma lenda, mas agora cada vez mais real para o alto escalão da agência anti-espionagem. E a suspeita agora era que se tratava de Bucky Barnes.



Irritado, Steve tenta de todas as formas se convencer de que não era possível, mas todos os indícios levavam à essa conclusão. O atentado na Filadélfia havia sido arquitetado com detalhes que sempre colocavam o Capitão América no camarote para assistir as desgraças, e ele viu a explosão sem que pudesse fazer alguma coisa.



Os flashbacks mostram que Karpov trabalhava em um submarino espião russo que navegava pelos mares árticos quando um sinal alemão informa que o Capitão havia explodido com um foguete naquela área. Karpov ordena uma busca, mas eles não acham o Capitão. Porém, acharam. Outra pessoa... Bucky.



A peça conhecida do quebra cabeças era Aleksander Lukin, empresário e ex-general soviético, protegido pelo influente Karpov durante as décadas antes de sua morte. Ele era o alvo da missão da SHIELD, quando descobrem que haveria uma reunião da alta cúpula da Kronas para definir a compra da Roxxon. O plano era entrar, prender Lukin e sair.



Mas havia outros fatores no jogo. O primeiro era a morte de Jack Monroe, que ficou como principal suspeito pelos atentados. Outro fator é a morte de outro agente, Neal Tapper, que teve um relacionamento com Sharon Carter. E ela ficou irritada com mais essa perda. Agora, tanto Steve quanto Sharon tinham envolvimento psicológico na trama.



Nick comanda uma invasão não oficial à sede da Kronas, em um território soberano. Mas quando eles chegam à sala de reunião de Lukin, se deparam com altos figurões da ONU e da Casa Branca, negociando um oleoduto. O Capitão perde a cabeça, mas tem que se retirar sem atingir seu objetivo.

Em paralelo, a trama ficava mais complicada quando vemos Ossos Cruzados libertando Synthia Schmidt, a filha do Caveira Vermelha...



... enquanto o relatório confidencial de Lukin sobre o projeto Soldado Invernal some de sua sala e aparece dentro da mansão superprotegida de Steve Rogers. Todos os detalhes confirmando o resgate de Bucky pelo general Karpov, sua sobrevivência graças á baixíssima temperatura do mar ártico que estancou a hemorragia decorrente da perda de um braço, as experiências para verificar se havia o soro do super-soldado nas veias do guri, a lavagem cerebral e os seguidos implantes cerebrais para repor a falta de memória, as missões assassinas em que atuou, e até as observações de Karpov durante seus últimos dias, afirmando se divertir ao ver aquele garoto que estava no time que tanto o envergonhou, servindo a Rússia.



Aparentemente esse relatório apareceu para Steve Rogers por obra do Cubo Cósmico. Foi o suficiente para desconjuntar de vez os pensamentos de Steve Rogers. Ele conversa com Sharon e Nick sobre o novo personagem e não chegam a nenhuma conclusão. Steve ainda quer acreditar que Bucky está ali dentro daquele corpo que agora é controlado por inimigos, mas dificilmente seus companheiros aceitariam isso.



Lukin vai se tornando mais e mais poderoso com o controle do Cubo Cósmico, alterando a realidade e conseguindo ampliar os domínios de sua corporação, mas começa a sentir os efeitos colaterais do poder, com devaneios e momentos de agressividade.



O Capitão perambulava pelos telhados da cidade pensando em alguma saída, quando se encontra com o Falcão, seu antigo amigo. Enviado por Nick Fury, o parceiro alado do Capitão se atualiza sobre tudo o que se passava e ouve o Capitão dizer que ainda quer ajudar Bucky, encontrando o havia de bom dentro dele.



Eles pedem ajuda ao Homem de Ferro para atacar uma instalação da IMA para conseguir uma tecnologia que pudesse rastrear o Cubo e descobrem que o artefato estava sendo levado para uma instalação subterrânea da Kronas em West Virgínia. Mesmo com Tony. Stark dizendo que não poderia acompanhá-los porque as Industrias Stark estavam em colapso por causa da ascensão do império da Kronas, os dois parceiros vão ao local em busca do Cubo e, consequentemente, de Bucky.



A nova missão do Soldado Invernal dada por Lukin era guardar o artefato do mal em um local inacessível, pois o empresário já sentia a insanidade que aquele pequeno artefato causava em seus donos. O Soldado Invernal questiona a ordem, visto que teve muito trabalho para chegar até o Cubo e agora ele seria guardado, mas Lukin pede que suas ordens não fossem mais questionadas e que qualquer um que se aproximasse do Cubo Cósmico fosse morte.



A chegada do Capitão e do Falcão às instalações escondidas é acompanhada pelo Soldado invernal pela mira de um rifle sniper - uma de suas especialidades - e ele atira.



Graças ao seu poder de se comunicar com o Asa Vermelha, o Falcão conseguiu antever o ataque e se esquivou,  avisando a localização do Soldado Invernal ao Capitão América. Eles invadem o local e uma verdadeira guerra acontece ali, principalmente quando Sharon chega com reforços.



O Capitão enfrenta seu antigo amigo e uma guerra psicológica acontece paralelamente ao combate físico. Muitos golpes são trocados enquanto Steve tenta arrancar Bucky daquela crosta criada pelos russos,  até que o Capitão duvida do Soldado Invernal, ordenando que ele atire e o mate se realmente sente que não o conhece.





Titubeando, Bucky atira, mas o Capitão de esquiva e derruba seu oponente, juntado com o cubo. O Capitão América toma o Cubo Cósmico em suas mãos e ordena que o Soldado invernal lembre de tudo! e o poder do artefato devolve a memória de Bucky. 



Logicamente que o cubo nunca cumpre exatamente o que lhe pedem e Bucky retorna de seus devaneios absolutamente transtornado, achando que deveria ter morrido, e toma o cubo das mãos do Capitão. Bucky some no ar, teletransportado para o Fort Lehigh, local onde conhecera o Capitão América, enquanto todos ficam indagando se ele realmente havia morrido após ter desejado isso para o Cubo.




E Lukin...? Estava à salvo, livre da má influência do Cubo? Sim, mas em uma situação muito pior. Suas loucuras tinham uma razão... Graças ao Cubo Cósmico, sua mente estava possuída... pelo Caveira Vermelha.

Que obra prima! Que cuidado com detalhes! A edição que traz o dossiê sobre o Soldado Invernal (número 11) chegou a ter uma declaração de posse e confidencialidade! Um enredo fechadinho, bem amarrado e cheio de reviravoltas, que só peca pela velocidade com que as coisas se resolvem na última edição do arco. Mas ficam pontas abertas enormes para serem exploradas mais à frente.



Seja bem-vindo de volta Bucky!



É importante esclarecer que a edição 10 da revista não faz parte do arco, pois traz uma história da saga Dinastia M.

fonte: cronologia logica marvel

Nenhum comentário